sexta, 19 de abril de 2024
Estado

Eixo SP pede cuidados redobrados em período de chuva

Revisão do veículo e direção defensiva são fundamentais especialmente no verão

13 Jan 2021 - 14h32Por Redação São Carlos Agora
Chuva na estrada requer mais atenção dos motoristas - Crédito: divulgaçãoChuva na estrada requer mais atenção dos motoristas - Crédito: divulgação

Janeiro é considerado um dos meses mais chuvosos em quase todo o país e, a previsão para este mês no interior do Estado de São Paulo, segundo a Climatempo, é de volumes de chuva acima da média. Dirigir sob condições climáticas ruins exige maior cuidado do usuário. Por isso, a Eixo SP Concessionária de Rodovias alerta os usuários do corredor de concessão, que tem cerca de 1.220km de extensão, sobre as condições climáticas na pista através de mensagens nos painéis eletrônicos nas rodovias e também quanto aos cuidados necessários para garantir a sua segurança e dos demais durante a viagem.

Cuidados

Quando a chuva está muito forte, a visibilidade acaba ficando prejudicada. Nesse momento, é aconselhado que o motorista pare o veículo em um local seguro e aguarde a chuva passar ou ficar mais fraca. “É sempre bom lembrar o usuário que o pisca alerta não deve ser ligado com o veículo em movimento. A Eixo SP disponibiliza ao longo do seu trecho de concessão 32 bases operacionais de apoio aos usuários – SAU, com atendimento de guincho, banheiro, água e outros serviços disponíveis”, explicou Paulo Balbino, gerente de Operações da concessionária.

Ao perceber acúmulo de água na pista é necessário reduzir a velocidade, já que essa situação diminui a aderência dos pneus e dificulta as manobras. Os faróis baixos devem ser usados para não dificultar a visão de quem vem em sentido contrário; garanta uma distância segura dos demais veículos, especialmente o que vai à sua frente; evite frear de maneira brusca para não travar as rodas e derrapar por falta de aderência.

Leia Também

Últimas Notícias