sexta, 19 de abril de 2024
Foco e determinação

Ultramaratonistas norte-americanos passam por São Carlos pelo ramal do Caminho da Fé

13 Jan 2020 - 06h58Por Marcos Escrivani
Ultramaratonistas norte-americanos passam por São Carlos pelo ramal do Caminho da Fé - Crédito: Lau Menezes Crédito: Lau Menezes

Na tarde de sexta-feira, 10, o voluntario do Caminho da Fé em São Carlos, Ubirajara Teixeira, o Bira, recebeu uma dupla de ultramaratonistas norte-americana, que percorre o Ramal Centro Paulista.

David Green e Emy Costa, que são amigos na Flórida, chegaram a São Carlos e logo se encontraram com Bira e percorreram 15 quilômetros até a chegada na Catedral de São Carlos. O destino de David e Emy é Águas da Prata, onde participarão da Ultramaratona Brazil 135+ (217 km).

Um fato curioso que além dos amigos norte-americanos e a equipe de apoio, ao lado corre Lucky, um ex-cachorro de rua brasileiro adotado por David em 2018. “Lucky começou a nos acompanhar, voluntariamente, durante esta mesma competição (BR 135+), em 2018. Na época, percorreu comigo 215 quilômetros. Ao final, senti uma conexão espiritual muito grande com ele. Falei com minha esposa por telefone, na Flórida, e decidi adotá-lo e levá-lo comigo”, contou David.

Após dois anos de adoção, Lucky voltou ao Brasil para percorrer os 742 quilômetros ao lado da dupla. O cão recebe um cuidado especial da equipe de apoio e no carro possui alimento, água e medicamentos.

Também estiveram em São Carlos presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Borborema e idealizador do Ramal Centro Paulista, Marcio Cardoso de Oliveira, e Junior Bueno.

Bira que percorreu o Caminho da Fé em abril de 2019 e depois disso se tornou voluntário do Ramal Centro Paulista em São Carlos, dando apoio aos peregrinos e cuidando das placas e setas das estradas no município, destacou estar muito contente em receber a dupla norte-americana. “É uma satisfação enorme ver pessoas de outros países passando pelo Ramal Centro Paulista do Caminho da Fé que leva até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida e ainda mais poder recepciona-las aqui em São Carlos, fico feliz”, observou.

Após chegarem em São Carlos, os norte-americanos passaram a noite e na manhã deste sábado, 11, e continuaram com o desafio.

SOBRE O CAMINHO DA FÉ

O Caminho da Fé possui rotas de estradas rurais sinalizadas para dar estrutura aos que desejam fazer a peregrinação até o Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP). O projeto foi lançado em 2003, na cidade de Águas da Prata, inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

O Ramal Centro Paulista, inaugurado em 2018, possui 207 quilômetros de extensão e é um dos 13 ramais brasileiros do “Caminho da Fé”, usados para a peregrinação de fiéis até ao Santuário Nacional de Aparecida (SP), tendo início em Borborema e passando por Itápolis, Ibitinga, Tabatinga, Nova Europa, Gavião Peixoto, Boa Esperança do Sul, Trabiju, Ribeirão Bonito e São Carlos.

Após chegar na Catedral de São Carlos Borromeu, os romeiros continuam percorrendo os outros roteiros que levam até ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida.

Leia Também

Últimas Notícias