sábado, 20 de abril de 2024
Esportes

Smel faz balanço de 2017 e planeja 2018; meta é promover e incentivar todas modalidades esportivas

Edson Ferraz em entrevista exclusiva ao São Carlos Agora disse que pasta participou de 50 eventos no ano passado

17 Jan 2018 - 12h34
Foto: Marcos Escrivani - Foto: Marcos Escrivani -

Total apoio ao esporte e não pensar em crise financeira. Trabalhar em prol do esporte e procurar meios para incentivar e promover atividades esportivas em São Carlos.

Com essa filosofia de trabalho, o secretário Edson Ferraz que comanda a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) forneceu entrevista exclusiva ao São Carlos Agora. Em aproximadamente uma hora, fez um balanço de 2017 e definiu quais as metas da pasta para 2018.

Ferraz garantiu que São Carlos passou por uma grande financeira em 2017. Mesmo assim, com empenho e determinação, a Smel esteve presente (direta ou indiretamente) em 50 eventos.

No mesmo ano procurou atender todas as modalidades esportivas na medida do possível. "Recebemos total apoio financeiro do prefeito Airton Garcia que viabilizou todos os programas da Smel e tivemos apoio dos vereadores que destinaram emendas parlamentares às equipes e à secretaria. Por isso conseguimos auxiliar entidades esportivas de nossa cidade", afirmou.

Para 2018, Ferraz garantiu que a filosofia de trabalho permanece e que parcerias serão mantidas e investimentos serão feitos em praças esportivas.

Mas o ápice da temporada será mesmo os Jogos Regionais, quando São Carlos será sede novamente e irá se preparar para receber aproximadamente durante dez dias, 6 mil atletas de 50 cidades.

COPINHA

Ferraz abordou ainda o tema Copa São Paulo, quando a cidade foi sede mais uma vez. "A competição é tradição em São Carlos. Um divertimento gratuito que a população prestigia e gosta. Pretendemos continuar a investir neste lazer que leva milhares de pessoas ao estádio municipal Professor Luís Augusto de Oliveira", garantiu.

A ENTREVISTA

SÃO CARLOS AGORA - Qual o balanço que é feito pela Secretaria de Esportes em 2017?

EDSON FERRAZ - Em 2017, apesar das dificuldades financeiras conseguimos realizar todos os programas da Smel, como escolinhas de esportes nas modalidades coletivas e individuais, o Soaf (Serviço de Atividade Física para adultos masculino e feminino, bolsa atleta para atleta com mais de 60 participantes; transporte para todas modalidades esportivas; disponibilizamos espaços esportivos a todas as entidades para participar das competições oficias em ligas, federações e confederações; repasse financeiro através termo de parceria, termo de fomento para custear despesas de arbitragem e ajuda de custo a atletas. Recebemos total apoio financeiro do prefeito Airton Garcia que viabilizou todos os programas da Smel e tivemos apoio dos vereadores que destinaram emendas parlamentares às equipes e à secretaria.

SCA - Em termos de eventos esportivos, o que a Smel apoiou ou promoveu?

EDSON - A Smel realizou direta e indiretamente mais de 50 eventos em 2017. Sem o apoio da secretaria dificilmente muitos teriam acontecido.

SCA - Foram feitas reformas em praças esportivas?

EDSON - As praças esportivas passaram por manutenção e reformas, além da conservação em campos, quadras, ginasios, parques, piscinas 

SCA - Para 2018, o que a Smel pretende realizar em termos de eventos esportivos?

EDSON - Para 2018 teremos os Jogos Regionais em São Carlos, uma grande festa do esporte do interior. Nossa prioridade será cadastrar e apoiar o esporte amador de nossa cidade em todas as modalidades e todas as faixas etárias.

SCA - O vereador Rodson Magno do Carmo (PSDB) disse que irá empenhar para que São Carlos tenha uma piscina de 50 metros. Qual a posição da Smel?

EDSON - Sou a favor da construção, embora seja um investimento bem alto para realidade do nosso município e seria possível somente com verba federal, além de ter uma estrutura de manutenção bem cara e uma estrutura de um grande ginásio poliesportivo. Deve se contratar um projeto e ter uma construção a médio e longo prazo.

SCA - A Copa São Paulo é o primeiro evento de 2018 organizado na cidade pela Smel. É um evento positivo? Continua nos próximos anos?

EDSON - Este evento tornou se tradicional em São Carlos. Existe uma parceria boa com FPF e a torcida gosta da equipe do São Carlos FC nosso representante. É uma oportunidade de lazer gratuito aos torcedores que comparecem com as famílias ao estádio.  Compete a Prefeitura Municipal deixar em boas condições o estádio e dar total segurança aos torcedores que prestigiam a Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Leia Também

Últimas Notícias