quinta, 28 de março de 2024
Esportes

Sesc promete muito suor no verão de 2018

Várias atividades gratuitas estão previstas e em São Carlos, projeto começa com a presença de atletas da seleção brasileira de ginástica

03 Jan 2018 - 09h53Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

O Sesc São Paulo abre a sua programação de 2018 com mais uma edição do Sesc Verão, oferecendo à população inúmeras possibilidades para que a prática de atividades físicas e esportivas estejam presentes de forma regular no cotidiano das pessoas.

Entre 6 de janeiro e 28 de fevereiro, a 23ª edição do evento contará com uma programação diversificada e gratuita em 38 unidades Sesc distribuídas pela capital, Grande São Paulo, interior e litoral do estado.

O público terá acesso a mais de 2 mil atividades com um olhar sensível para as diferentes faixas etárias, habilidades e capacidades físicas de cada indivíduo, dentro da perspectiva do esporte e atividades física para todos, que caracteriza a ação do Sesc. Estão previstas vivências com importantes nomes do esporte nacional, aulas abertas, apresentações esportivas, exposições e instalações interativas, além de encontros e torneios.

ATIVIDADE FÍSICA

Após uma série de edições em que o esporte teve um peso mais relevante - sobretudo, pelo interesse da população por conta de o Brasil sediar nos últimos dez anos grandes eventos esportivos internacionais - para a edição de 2018 a prática de variadas atividades físicas ganha a mesma relevância na programação.

Dados de pesquisas sobre os hábitos da população foram norteadores de ações nas áreas físico-esportivas propostas pelo Sesc São Paulo. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano - PNUD, em seu Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano no Brasil, de 2017, com o título Movimento é Vida: Atividades Físicas e Esportivas para todas as pessoas (http://movimentoevida.org) traz resultados preocupantes sobre a adesão e permanência das pessoas às práticas, ainda que se tenha uma compreensão da importância delas na qualidade de vida.

SESC VERÃO 2018

De 6 de janeiro a 28 de fevereiro, em todas as unidades do Sesc São Paulo

Programação completa no portal: www.sescsp.org.br/sescverao

EM SÃO CARLOS  

Exposição

Ginástica (é) Para Todos

A exposição conta porque a Ginástica Para Todos (GPT) pode ser praticada por praticamente todas as pessoas, independente de habilidades ou condições físicas. Apresenta as modalidades que compõem a GPT e traz um histórico do maior evento mundial desse esporte não-competitivo: a Gymnaestrada, que acontece a cada 4 anos, sempre em um país diferente.

O projeto expositivo traz também um espaço interativo voltado às crianças de 3 a 6 anos, que, por meio do brincar, podem explorar os principais elementos ginásticos, como saltos, rolamentos, manipulação de objetos, ritmo e expressão corporal.

De 9/1 a 26/2, terça a sexta, das 13h às 21h30. Sábado e domingo, das 9h30 às 18h.

Área de convivência interna. GRÁTIS. Livre

Apresentação 

Ginástica Artística

Com ginastas da Seleção Brasileira

Os atletas Arthur Zanetti, Francisco Barreto, Flávia Saraiva e Rebeca Andrade fazem demonstrações de tirar o fôlego nos aparelhos da ginástica artística: trave, cavalo com alças, argolas e barras assimétricas. Conheça esses aparelhos junto com alguns dos maiores ginastas do Brasil!

Dia 7, domingo, às 14h.

Ginásio de eventos. GRÁTIS. Livre. Retirada limitada a dois ingressos por pessoa, com 1h de antecedência.

Oficina

Experimentando a Ginástica Artística

Com professores da Academia Egos (São Carlos)

Atividades que apresentam os elementos da ginástica artística por meio de experimentações nos diversos aparelhos, exercícios de solo e adaptações, proporcionando diferentes possibilidades motoras e o desenvolvimento de algumas das capacidades físicas envolvidas na modalidade como força, flexibilidade e coordenação.

De 9 a 12, terça a sexta, das 19h às 21h.

Ginásio de Eventos. GRÁTIS. Sequencial. 20 vagas. Inscrições na Central de atendimento. 14 anos

Festival

Ginástica Artística

Encontro de grupos de Ginástica Artística de São Carlos e região. Corridas, saltos e rolamentos... a ginástica cria desafios e encanta quem pratica e quem assiste.

Dia 13, sábado, às 14h.
Ginásio de eventos. GRÁTIS. Livre

Oficina

Trampolim Acrobático e Tumbling

Com Equipe Tramp Brasil

Explorar os movimentos ginásticos por meio de experimentações dos diferentes eixos do corpo. Cambalhotas, giros, saltos e viradas são essenciais para as execuções dessa modalidade.

De 16 a 19, terça a sexta, das 19h às 20h.

Ginásio de eventos. GRÁTIS. Sequencial. 20 vagas. Inscrições na Central de atendimento. 14 anos

Apresentação

Ginástica de Trampolim e Treino Aberto de Tumbling

Com Equipe Tramp Brasil

Trampolim acrobático é um equipamento que impulsiona o ginasta a grandes alturas para executar séries de giros e saltos no ar. O Tumbling é uma pista onde o atleta executa saltos, mortais e piruetas. Duas modalidades ginásticas tradicionais, que remetem ao universo dos espetáculos circenses.

Dia 20, sábado, às 14h.
Ginásio de eventos. GRÁTIS. Livre
Apresentação

Enterradas - Ginasloucos
Com A Rua Agradece
Saltos e acrobacias com combinações de enterradas de basquete, utilizando de maneira criativa e extrovertida as possibilidades do corpo.
Dia 21, domingo, a partir das 13h.
Ginásio de eventos. GRÁTIS. Livre

Oficina

Ginástica Para Todos

Com instrutores de atividades físicas do Sesc

Ginástica que agrega vários elementos das ginásticas artística, rítmica e acrobática, onde as dificuldades e as potencialidades individuais são exploradas para uma composição coreográfica. Tida como a modalidade mais democrática, não é competitiva e os grupos têm como objetivo principal a boa condução e execução da coreografia.

De 23 a 26, terça a sexta, das 19h às 20h.

Ginásio de eventos. GRÁTIS. Sequencial. 20 vagas. Inscrições na Central de atendimento. 14 anos
Festival

Ginástica Para Todos
Encontro de grupos de Ginástica Para Todos de São Carlos e região. Nesta modalidade, a música embala movimentos e exercícios onde cada participante mostra seu talento, independente de conhecimentos técnicos específicos.
Dia 27, sábado, às 14h.
Ginásio de eventos. GRÁTIS. Livre

Oficina

Ginástica Rítmica
Com Impulso Consultoria
A ginástica rítmica combina diversos elementos da dança e da ginástica, realizados de maneira harmônica com ritmo e o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita.
De 31/1 a 2/2, quarta a sexta, das 16h às 18h (turma 1).
De 31/1 a 2/2, quarta a sexta, das 19h às 21h (turma 2).
Ginásio de eventos. GRÁTIS. 20 vagas. Inscrições na Central de atendimento. 14 anos
Férias Ginásticas
Com instrutores do Sesc

Você sabia que ginástica é para todos? Saltar, correr, girar, rolar... Pegar impulso no trampolim ou sobre o cavalo, correr e fazer um salto girando no ar ou se equilibrar numa trave!  Quer tentar? Tantas brincadeiras e tanta diversão!

GRÁTIS. Vagas limitadas. Para crianças com 6 anos completos a 12 anos.

Turma 1: Ginástica Artística

De 9 a 12, terça a sexta, das 14h às 18h (atividades). Dia 13, sábado, a partir das 14h (apresentação para as famílias).

Inscrições

Dia 4, quinta, a partir das 19h: exclusivo para credencial plena.

Dia 5, sexta, a partir das 19h: não credenciados (sujeito à disponibilidade de vagas).

Turma 2: Ginástica de trampolim

De 16 a 19, terça a sexta, das 14h às 18h (atividades).

Inscrições

Dia 11, quinta, a partir das 19h: exclusivo para credencial plena.

Dia 12, sexta, a partir das 19h: não credenciados (sujeito à disponibilidade de vagas).

Turma 3: Ginástica Para Todos

De 23 a 26, terça a sexta, das 14h às 18h (atividades). Dia 27, sábado, a partir das 14h (apresentação para as famílias).

Inscrições

Dia 18, quinta, a partir das 19h: exclusivo para credencial plena.

Dia 19, sexta, a partir das 19h: não credenciados (sujeito à disponibilidade de vagas).

Torneios e festivais

Festivais
Biribol
Um esporte aquático que pode ser disputado por equipes formadas por duas ou quatro pessoas, muito semelhante ao vôlei. Participe!
Dia 6, sábado, das 15h às 18h. acima de 16 anos                                                                                                                                                           Dia 14, domingo, das 15h às 18h. até 15 anos
Piscina de biribol. GRÁTIS. Inscrições no horário e local da atividade.
Necessário apresentar credencial plena e exame dermatológico válidos.

Basquete 3x3
Ação esportiva-cultural que envolve o Basquete 3x3 com elementos do hip hop e regras adaptadas do basquete tradicional.
Dia 21, domingo, das 14h às 18h. Inscrições no horário e local da atividade.
Ginásio de eventos. GRÁTIS. 16 anos

Torneios

Copa Sesc Verão de Vôlei
Um momento de descontração, diversão e vivência de uma das modalidades mais praticadas do Brasil. Os jogos buscam a inclusão de todos, além do respeito às regras, aos companheiros e adversários, tornando-se uma ação de competição saudável.
Inscrições até dia 5, quinta, na Central de atendimento.

Jogos

Dia 9, terça, das 19h às 22h.
Dia 10, quarta, das 19h às 22h.
De 11 a 25/1 a 1/3, quintas, das 19h às 22h.
Dias 12 a 26/1 a 2/3, sextas, das 19h às 22h.
Ginásio de eventos. GRÁTIS. 16 anos
Copa Sesc Verão de Futsal
Proporciona às pessoas com credencial plena um momento de descontração, diversão e vivência da modalidade mais praticada do Brasil. Os jogos buscam a inclusão de todos, além do respeito às regras, aos companheiros e adversários, tornando-se uma ação de competição saudável.

Jogos de 16/1 a 28/2 (exceto dias 13/2 e 14/2), terças e quartas, das 19h às 22h.
Ginásio de eventos. GRÁTIS. Inscrições até dia 11/1, quinta, na Central de atendimento. 16 anos

Triatlo

Modalidade esportiva olímpica que combina provas de natação, ciclismo e corrida, realizadas sequencialmente, sem interrupções. Surgiu na década de 1970 em San Diego, nos Estados Unidos. Em 1978, foi organizada a primeira grande competição no Havaí.

Oficina

Iniciação ao triatlo

Com instrutores de atividades físicas do Sesc

Treino das modalidades natação, ciclismo e corrida para quem deseja se iniciar nessa modalidade olímpica, que proporciona um exercício multifuncional completo e prazeroso ao praticante.

De 13/1 a 17/2, sábados, das 15h às 18h.

Diversos espaços. É necessário ter noção básica de deslocamento no meio aquático, com avaliação prévia. Os inscritos devem apresentar exame dermatológico válido. 20 vagas. Inscrições na Central de atendimento de 2 a 7/1 (exclusivo para Credencial Plena) e a partir de 9/1 (não credenciados, sujeito à disponibilidade de vagas). GRÁTIS. 16 anos

Festival

Triatlo

A cidade de São Carlos é um dos principais polos de prática de Triatlo no Brasil, por ter condições muito propícias para a prática das três modalidades que compõem o esporte. A cidade é local de treinamento de atletas olímpicos como Mariana Ohata e Reinaldo Colucci e é sede do time de Triatlo do Sesi, um dos mais importantes do país. Este festival é especialmente pensado para quem está começando a praticar triatlo e tem como objetivo contribuir para a democratização desse esporte. O evento é composto por provas de natação 200 metros, ciclismo 10.2 km e corrida 3.4 km. Categorias: Individual masculina, Individual feminina e Equipe (2 a 3 integrantes).

Inscrições de 5/1 até 4/2, ou enquanto houver vagas, na Central de atendimento.

Prova: dia 25, domingo, a partir das 7h.

Diversos espaços. GRÁTIS. 12 anos

Aulas abertas e vivências

Jump aquático
Com instrutores do Sesc
Atividade recreativa que contribui para a melhora do equilíbrio, coordenação motora e capacidade cardiorrespiratória.
Dias 20 e 21, sábado e domingo, das 15h às 16h.
Piscina externa. GRÁTIS. Lugares limitados. Necessário apresentar credencial plena e exame dermatológico válidos. 12 anos
Hidro recreativa
Com instrutores do Sesc
Aulas recreativas que englobam exercícios de força, resistência e flexibilidade, com o objetivo de melhorar o condicionamento físico e o bem-estar.
De 13, 14, 27 e 28, sábados e domingos, das 15h às 16h.
Piscina externa. GRÁTIS. Lugares limitados. Necessário apresentar credencial plena e exame dermatológico válidos. 10 anos
Treino autônomo: natação
Aproveite os desafios e treinos diários da modalidade que estarão disponíveis durante todo o dia para ajudar a incrementar sua prática esportiva. Os treinos serão elaborados pelos instrutores do Sesc.

De 2 a 31, terça a sexta, das 13h às 21h30. Sábados e domingos, das 9h30 às 18h.
Piscina aquecida. GRÁTIS. Necessário apresentar credencial plena e exame dermatológico válidos. 10 anos
Esportes para brincar

Vivências e experimentações lúdicas em esportes. Venha conhecer mais sobre algumas modalidades esportivas e desenvolver habilidades motoras básicas de forma lúdica e divertida.

Dia 14, 21 e 28, domingos, das 15h30 às 17h30.
Quintal. GRÁTIS. Livre

Leia Também

Últimas Notícias