quinta, 25 de abril de 2024
Esportes

Semana de Treinamento do CFR tem foco na biomecânica

Sétima edição da Semana de Treinamento será realizada de 7 a 12 de dezembro

30 Jul 2015 - 08h26Por Redação
A clínica reuniu 54 tenistas, entre crianças, adolescentes e adultos, de onze estados brasileiros. Foto: Divulgação - A clínica reuniu 54 tenistas, entre crianças, adolescentes e adultos, de onze estados brasileiros. Foto: Divulgação -

Durante os dias 20 a 25 de julho foi realizada a sexta edição da Semana Intensiva de Treinamento do CFR, comandada pelo especialista em biomecânica e capacitador da CBT, Elson Longo, no Centro de Formação e Rendimento, em São Carlos.  O objetivo da clínica foi a análise da biomecânica dos movimentos do tênis, como direita, esquerda, voleio e saque. Os tenistas eram filmados em super slow motion e na sequência realizavam exercícios específicos para a evolução de cada parte do jogo.

O destaque desta edição da Semana de Treinamento foi a presença de 14 jogadores com menos de 12 anos. A clínica reuniu 54 tenistas, entre crianças, adolescentes e adultos, de onze estados brasileiros, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Goiás. Elson Longo acompanhou de perto todos os treinamentos realizados nas sete quadras de saibro do complexo.

"Eu fiquei bem surpreso com o nível desses jogadores de até 12 anos. Eu acho que se esses tenistas vieram treinar aqui, devem ter mais espalhados pelo país. Isso mostra que uma safra muito boa de tenistas está vindo", comentou Elson.

O especialista em biomecânica também falou sobre a participação dos outros treinadores na semana de treinamento. "Fiquei muito satisfeito com a equipe de trabalho do CFR, filmar e corrigir os jogadores é um trabalho difícil. Todos os treinadores foram muito competentes. Também acompanharam a clínica 18 professores, que vieram de diversas partes do Brasil. Eles ajudaram muito, eram muito interessados e comprometidos", explicou Elson.

"Acho que todo mundo aproveitou bastante e como era a sexta edição da Semana de Treinamento acho que nós estamos conseguindo evoluir o nosso trabalho e consequentemente melhorar os golpes dos jogadores, que é a nossa proposta. Foi uma ótima experiência e um grande sucesso. Nossa sétima edição será de 7 a 12 de dezembro. Espero ter novos jogadores para trabalharmos", disse o capacitador da CBT.

O tenista de 10 anos, Zack da Silva, pretende voltar na próxima edição da clínica. "Fiquei bastante animado com o treinamento e com o ambiente, quero voltar o mais rápido possível! Acho que evolui bastante com os exercícios propostos durante os treinos. Também gostei muito de ver de perto a rotina dos jogadores profissionais do CFR que estavam lá, como Ricardo Hocevar, Caio Zampieri e Tiago Lopes", explicou o jovem tenista.

A paulista Roberta Armani já participa da Semana de Treinamento pela segunda vez. "Eu gostei muito porque pude aperfeiçoar meus golpes. Todos os dias era um novo aprendizado, além de conhecer pessoas novas. Também treinei e me diverti ao mesmo", comentou a jogadora que é número 9 no ranking nacional da CBT da categoria 14 anos.

Além da parte técnica em quadra, os jogadores fizeram preparação física e exercícios preventivos com o fisioterapeuta Lucas Rodrigues.

Leia Também

Últimas Notícias