terça, 23 de abril de 2024
Esportes

Secretaria de Esportes investe nas categorias de base

26 Mar 2014 - 20h58
0 - 0 -
Os planos para alavancar as categorias de base nas mais diversas modalidades em São Carlos tem sido uma das prioridades da secretaria municipal de Esportes e Lazer (SMEL).
A aposta na iniciação esportiva tem sido realizada por meio de projetos desenvolvidos pela secretaria como a Escola de Esportes, Festival das Escolas de Esportes, PAF (Projeto Atleta do Futuro) uma parceria com o SESI e o Programa de Desenvolvimento de Equipes. “Esses projetos atendem centenas de crianças e jovens no contra turno das aulas. Essa é uma forma de incentivar a prática esportiva e aumentar o interesse na modalidade e a chance de novos atletas surgirem”, ressaltou o secretário da pasta Marcelo Sangaletti.
 Com as unidades esportivas passando por intervenções, o secretário comentou o andamento das reformas nos Ginásios Milton Olaio Filho, Redenção, Santa Felícia, Pacaembu, nos campos do Estádio Luizão, Zuzão, Chico Preto, São João Batista, Paulistano, Água Vermelha, Kartódromo e piscina do Estádio do Luizão, que devem estar adequados em breve para receber atividades. “O Centro Esportivo Chico Preto já está sendo finalizado. O próximo local a passar pelo cronograma de reformas será o Ginásio Milton Olaio. A intenção é oferecer aos atletas locais apropriados e adequados para a prática esportiva”, disse o secretário.
Com o objetivo de atrair novos adeptos ao esporte e ampliar a participação das crianças e adolescentes, o chefe de gabinete Fabiano Lourenço, contou que estão sendo desenvolvidos eventos pontuais através de festivais dentro das escolhinhas de esporte. “Não adianta somente dar a bola, é preciso estimular a criança. E é isso que queremos com os festivais, criar a integração e interesse dos jovens. Estamos buscando fomentar a prática esportiva, buscar novos talentos e fazer com que os atletas possam se desenvolver dentro e fora das quadras”, afirmou Lourenço.
 Além da estrutura, a secretaria também oferece professores e técnicos profissionais, além de todo o material esportivo. “Seja em competição, treino ou projetos, disponibilizamos toda a assistência necessária. As crianças contam com os professores da secretária, lanches, transporte e todo o material necessário, como bolas, cones, coletes, peças de xadrez, damas, redes, raquetes entre outros”, destacou Sangaletti.
Com um cronograma vasto de competições e festivais a secretária planeja os Jogos da Primavera, Jogos Regionais, Jogos Abertos, e os campeonatos Estaduais e Municipais através das modalidades: Atletismo, Basquetebol, Ciclismo, Jogo de Damas e Xadrez, Futebol, Futsal, Ginástica Artística e Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Natação, Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa e Voleibol. “Acompanhamos e apoiamos todos os eventos esportivos com a intenção de oferecer mais oportunidades e espaço a todas as modalidades. Acredito que quando se investe na formação do atleta como um todo, o retorno é garantido”, considerou o secretário.
 Além de toda a estrutura já existente em São Carlos, a cidade receberá o Centro Olímpico Esportivo em Santa Eudoxia, o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no bairro Jardim Munique e o Centro Esportivo no bairro Santa Felícia. Segundo o prefeito Paulo Altomani, que esteve recentemente visitando a obra do Centro Olímpico, o foco será abranger 13 modalidades olímpicas: atletismo, basquetebol, boxe, handebol, judô, lutas, tênis de mesa, taekwondo, vôlei, esgrima, ginástica rítmica, badminton, levantamento de peso e seis modalidades paraolímpicas: esgrima de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, voleibol e goalball. “A intenção é fortalecer o esporte em São Carlos, oferecendo mais oportunidades as crianças e adolescentes, que ao invés de ficar nas ruas após o horário escolar, estarão praticando esporte. A parceria com o Governo Estadual e Federal, além dos nossos vereadores, contribuiu muito para a construção desses Centros Esportivos”, argumentou Altomani.

Leia Também

Últimas Notícias