quarta, 17 de abril de 2024
Hora da verdade

São Carlos terá três nadadores ACDs no Circuito Nacional Caixa

Elton Joaquim de Souza, José Ronaldo da Silva e Gabriel Purgato representarão da equipe LCN/Aquário Fitness

26 Mai 2018 - 08h10Por Marcos Escrivani
Elton tem hoje cinco títulos de campeão brasileiro de natação na categoria S3 - Crédito: Marcos EscrivaniElton tem hoje cinco títulos de campeão brasileiro de natação na categoria S3 - Crédito: Marcos Escrivani

A natação são-carlense vai estar em ação no período de 8 a 10 de junho, quando acontece a primeira etapa do Circuito Nacional Caixa de Natação Paralímpica. As provas serão no Centro Paralímpico Brasileiro, na capital paulista.

São Carlos será representada pela LCN/Aquário Fitness e três nadadores ACDs (atletas com deficiências) serão comandados pelo técnico Mitcho Bianchi.

Elton Joaquim de Souza que chega a sua quarta participação, irá defender ao longo das últimas três temporadas, cinco títulos brasileiros conquistados na categoria S3 e irá disputar os 50m, 100m e 200m livre e 50m costas.

José Ronaldo da Silva, na categoria S2, com um pódio conquistado na última temporada de 2017, irá participar das três etapas este ano e irá nadar os 50m livre e 50m costas.

Por fim, Gabriel Purgato, na categoria S14 irá disputar os 100m livres.

Desta forma Mitcho acredita que esta primeira etapa deve ser analisada por alguns ângulos. Experiente, Elton vai com a responsabilidade de defender seus títulos. Já Ronaldo e Gabriel são inexperientes em provas desse tipo.

“O Ronaldo competiu apenas uma vez, já foi pódio, mas está no começo. Irá para firmar sua posição. Já para o Gabriel é um grande aprendizado”, ponderou. “Acredito que o Elton carrega mais responsabilidades pela carreira consolidada que possui na natação ACD”, emendou.

INÍCIO DE FATO

Os nadadores participaram no primeiro semestre da seletiva regional que qualificou o trio para as etapas nacionais. Posteriormente participaram de poucas provas e dedicaram-se aos treinos.

A falta de competições foi sentida. Segundo Mitcho, mais provas proporcionam ritmo aos nadadores.

“Mas fizemos uma boa preparação e acredito que teremos excelentes chances de pódio. Posteriormente teremos o Campeonato Paulista e os Jogos Regionais e a sequência de provas oficiais fará com que todos os nadadores evoluam gradativamente”, acredita Mitcho Bianchi.

A equipe LCN/Aquário Fitness tem a parceria da Fundação Educacional São Carlos (Fesc) e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel)

Leia Também

Últimas Notícias