quinta, 28 de março de 2024
Esportes

São Carlos será sede dos Jogos Abertos do Interior depois de 61 anos

Está será a 3ª vez que a competição acontece na cidade

14 Jul 2018 - 12h57
São Carlos será sede dos Jogos Abertos do Interior depois de 61 anos -

Durante o encerramento dos 62º Jogos Regionais realizado nesta sexta-feira (13/7), no Ginásio Municipal “Milton Olaio Filho”, o prefeito Airton Garcia e o secretário de Esportes e Lazer, Edson Ferraz, anunciaram que o Governo do Estado respondeu à solicitação feita pela Prefeitura e a 82º edição dos Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni”, os tradicionais Jogos Abertos do Interior, será realizada em São Carlos no próximo mês de novembro.

A solicitação foi feita ao secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Estado, Cacá Camargo, durante a abertura dos Jogos Regionais no último dia 4 de julho, em São Carlos. “Com a desistência de Rio Claro em sediar a competição, conversamos com o secretário estadual e na sequência oficializamos o interesse por meio de um ofício do prefeito Airton Garcia ao Governo do Estado. É o maior evento poliesportivo estadual e São Carlos tem estrutura esportiva para isso pois, além das nossas praças esportivas contamos com apoio do SESI, SESC, UFSCar, USP, UNICEP e São Carlos Clube entre outros. Como sediamos os Jogos Regionais recebemos recursos do Estado e já fizemos ajustes em nossas praças esportivas e, se necessário, faremos outras reformas nos nossos ginásios, quadras, campos e alojamentos para receber os Jogos Abertos”, garante Edson Ferraz, secretário de Esportes e Lazer.

“Estamos trabalhando para consolidar São Carlos como uma cidade esportiva. Por isso, essas parcerias com o Governo do Estado têm sido importantes para promover o esporte e, consequentemente, a economia do município”, disse o prefeito Airton Garcia.

Os Jogos Abertos do Interior são realizados anualmente pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, em parceria com o Município-Sede, e disputado pelas representações municipais do Estado de São Paulo, classificadas nos Jogos Regionais em cada categoria, modalidade e sexo. Em 2017 os Jogos Abertos foram realizados no grande ABC e receberam 15.000 atletas, vindos de mais de 200 cidades de todo o Estado.

Na edição de 2017 foram disputadas as seguintes modalidades: Atletismo, Atletismo ACD, Basquetebol, Badminton, Biribol, Boxe, Capoeira, Ciclismo, Damas, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Kick Boxing, Luta Olímpica, Natação, Natação ACD, Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Vôlei e Xadrez.

Até a 81ª edição, somente nove cidades conquistaram o título dos Jogos Abertos. A maior campeã é Santos, com 26 conquistas; seguida por São Caetano do Sul, com 16; e Santo André, que tem 12. A cidade que mais vezes conquistou o segundo lugar foi Campinas, com 18 vice-campeonatos. Santos também é a cidade que mais vezes sediou os Jogos Abertos do Interior, com oito edições, seguida por Ribeirão Preto, com cinco.

São Carlos foi sede dos Jogos Abertos do Interior em 1940 e 1957, quando completou seu centenário. Nas duas ocasiões ficou em 4º lugar na classificação geral. O melhor desempenho foi registrado na edição de 1958 quando, em Piracicaba, ficou com o bronze no geral por municípios, dividindo o posto com Jundiaí.

Leia Também

Últimas Notícias