quinta, 18 de abril de 2024
Evento será dia 11/05

São Carlos sediará Primeira Etapa do Campeonato Paulista de Handebol em Cadeira de Rodas de 2019

08 Mai 2019 - 13h20Por Jessica Carvalho R.
São Carlos sediará Primeira Etapa do Campeonato Paulista de Handebol em Cadeira de Rodas de 2019 - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Por meio de parceria entre a Universidade Federal de São Carlos e Prefeitura Municipal de São Carlos, será realizada no dia 11 de Maio de 2019, a partir das 08h30, no Ginásio Municipal Milton Olaio Filho, a Primeira Etapa do Campeonato Paulista de Handebol em Cadeira de Rodas.

Está prevista a participação de 06 equipes na Etapa: UFSCar/São Carlos com duas equipes, ADEACAMP/UNICAMP com duas equipes, Sorocaba com uma equipe e Hortolândia com uma equipe.

A entrada do evento será gratuita.

Sobre a modalidade
O Handebol em Cadeira de Rodas é uma modalidade esportiva adaptada embasada no handebol convencional. Existem basicamente duas alterações: em relação ao handebol convencional:
• A utilização da cadeira de rodas esportiva, a qual é confeccionada sob medida para cada atleta, considerando largura do assento, altura do encosto, tipo de estofado, quantidade de rodilhas, conforme o tipo e nível de lesão de cada atleta e com o intuito de possibilitar que este obtenha seu melhor desempenho.
• A colocação de uma placa de 3 metros x 40 centímetros de maneira que a baliza permanece disposta 40 cm abaixo da convencional. O intuito é equiparar as possibilidades do goleiro, tendo em vista que esse também faz uso da cadeira de rodas. 

Além disso, a modalidade é jogada de duas formas, o HCR4 e HCR7, onde os números compreendem a quantidade de componentes em cada equipe.

• O HCR7 segue os moldes da modalidade convencional, jogado por duas equipes de sete jogadores e o mesmo número de reservas. O tempo de jogo (2 tempos de 30 minutos) e as dimensões da quadra (20 x 40 m) são idênticas à modalidade convencional.
• O HCR4 foi embasado no handebol de areia: jogado por duas equipes de quatro jogadores e o
mesmo número de reservas. O jogo acontece em dois sets de 10 minutos, em caso de empate haverá um set extra de 5 minutos. Em todos os sets existe a possibilidade da disputa dos mesmos por meio do “gol de ouro”, nos casos em que o tempo se esgotou e o jogo ainda encontra-se empatado, tornando-se vencedor do set a equipe que fizer o primeiro gol. 

Quem pode jogar HCR?
Pessoas com deficiências físicas decorrentes de poliomielite, lesão medular (paraplegia e tetraplegia), Paralisia Cerebral, má formação ou amputação de membros inferiores.

Leia Também

Últimas Notícias