quinta, 25 de abril de 2024
Esportes

São Carlos sediará competição internacional de futebol das categorias de base

10 Jan 2018 - 10h41Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

De 14 a 20 de janeiro, São Carlos se tornará o centro das atenções do mercado da bola e destacadamente do futebol das categorias de base. Trata-se da 'Copa São Carlos de Futebol, a SANCA CUP', competição internacional realizada pela empresa Cinbrala Eventos Esportivos, numa parceria com a Prefeitura Municipal através das Secretarias de Esportes e Lazer e Educação.

De acordo com a organização, serão mais de 32 delegações e aproximadamente 3.000 pessoas entre atletas e comissões técnicas de várias localidades do Estado além da participação da Federação Paraguaya de Escuelas de Fútbol (Fepefu), da cidade de Assunção, no Paraguai. Antes mesmo do seu início, os números da Sanca Cup impressionam: serão 120 times divididos em 9 categorias (da sub 10 a sub 18), cuja estimativa é de 200 partidas somente na primeira fase.

Para isso uma estrutura de seis estádios/campos está sendo preparada, além de mais dois espaços reservas do complexo esportivo são-carlense.  Serão utilizados o campo do 'Zuzão', o do clube da Tecumseh, os dois campos do Clube Faber Castell, o do Chico Preto e o da UFSCar. Caso haja necessidade, os campos do Sindicato do Metalúrgicos e o da Vila Isabel, também serão disponibilizados.

"Caberá à prefeitura ofertar a estrutura dos jogos e alojamentos. A gestão técnica, logística e operacional ficará a cargo da Cinbrala. Nesta parceria, os custos serão da empresa que, além de transformar São Carlos durante o período do evento no centro das atenções do esporte, também deve contratar cerca de 70% de mão de obra local, para o seu operacional. Com o apoio das Secretarias de Esporte e Educação, estamos bastante otimistas com a Sanca Cup, pois será mais uma grande oportunidade de grande visibilidade para a nossa cidade", explicou Thiago de Jesus, diretor da Cinbrala.

Outro fator positivo para São Carlos, além do fato de ser sede de um grandioso evento esportivo, é a projeção do aquecimento da economia. "Já fizemos alguns estudos e, pelo número de pessoas que estarão na cidade nesse período - que compreende pelo menos 08 dias -, devem ser gastos no comércio local, pelo menos R$ 500.000,00, uma boa injeção de recursos na economia são-carlense em um período de férias e pós Natal", destacou Thiago.

REPRESENTATIVIDADE DE SÃO CARLOS

Cerca de seis delegações estarão entrando em campo, representando a bandeira de São Carlos na SANCA CUP, num total de 700 atletas.  Todos com tradição no futebol local, as equipes disputarão o campeonato internacional com reais chances de título.

São elas: Rio Trainning, RC Ajax, Grêmio Desportivo São-carlense, Mult Sport, Escola de Futebol Faber Castell e Salesianos, as quais garantirão disputas em todas as categorias.

Para o Secretário de Esportes e Lazer de São Carlos, Edson A. Ferraz, além do fator econômico e da visibilidade da cidade, o que se destaca na SANCA CUP é a questão esportiva/social e mais diretamente a que envolve os atletas locais. "Antes, esses 700 atletas teriam que se deslocar para outras cidades, inviabilizando por exemplo o acompanhamento de seus pais. Hoje, estamos realizando um campeonato internacional na nossa casa, promovendo a participação expressiva dos nossos atletas e possibilitando que seus pais acompanhem tudo isso de perto. E ressalte-se: em pleno janeiro quando costumeiramente as atividades esportivas são escassas. No nosso entendimento, o esporte não pode parar, por isso a nossa mobilização o ano todo", destacou Ferraz.

PRESENÇA DE OLHEIROS

A SANCA CUP como citado acima, contará com nove categorias de disputa a partir da sub 10. Como envolve equipes de várias localidades do Estado e uma internacional, muitas delas fazem parte dos times de base de clubes profissionais e, nesse sentido os observadores técnicos ou simplesmente os "olheiros ", também se fazem presentes para avaliação do nível técnico dos atletas e quem sabe, o garimpo de jovens talentos.

Até o momento confirmaram o envio de seus olheiros a Sociedade Esportiva Palmeiras; o Fluminense (RJ), o Internacional (Porto Alegre/RS); o Paraná Soccer Technical Center - PSTC (Paraná) e a Ferroviária (Araraquara). Antes do início da SANCA CUP, outros contatos deverão ser confirmados.

CERIMÔNIA DE ABERTURA

A SANCA CUP terá início no dia 14 de janeiro, domingo próximo, com solenidade de abertura ocorrendo no ginásio municipal 'Milton Olaio Filho', a partir das 17h.

Haverá o desfile de todas as delegações participantes, seguida de uma grande festa do esporte, haja vista que a expectativa de público é de 2000 pessoas. A entrada é gratuita e toda população são-carlense está convidada a participar da solenidade. 

Leia Também

Últimas Notícias