sexta, 19 de abril de 2024
Para todos os terrenos

São Carlos passará a ter uma das maiores equipes de ciclismo do Estado

Ao todo serão aproximadamente 40 integrantes que irão vestir a camisa da ASC/Sportix/DNA Consult

18 Jan 2022 - 09h10Por Marcos Escrivani
São Carlos terá uma equipe forte em BMX; nasce uma nova equipe de ciclismo na cidade - Crédito: DivulgaçãoSão Carlos terá uma equipe forte em BMX; nasce uma nova equipe de ciclismo na cidade - Crédito: Divulgação

Não importa se o terreno será acidentado, asfaltado, com ondulações ou até mesmo com obstáculos. A certeza é que São Carlos terá a partir do dia 21 de janeiro, uma das maiores equipes de ciclismo do estado de São Paulo.

O salão de eventos do Cemac irá receber convidados para um coquetel de lançamento da ASC/Sportix/DNA Consult, equipe que terá 40 ciclistas em cinco categorias diferentes:  ciclismo de estrada, BMX, mountain bike, velocidade e de critério.

Obedecendo todos os protocolos de segurança, o evento acontece a partir das 18h e estarão presentes autoridades, patrocinadores, apoiadores, professores e atletas. Para ter acesso, todos os presentes deverão apresentar esquema de vacinação completo contra a Covid-19.

EQUIPE FORTE

Um dos idealizadores da equipe, o técnico Everton Douglas Tom da Silva, 50 anos, deu uma entrevista ao São Carlos Agora e esclareceu os motivos desta iniciativa.

Natural de Campos do Jordão, já foi piloto de BMX e acumulou vários títulos. Formado em Educação Física pela Unitau de Taubaté, é especialista em treinamento desportivo e personal trainer. Desde 2012, é técnico da equipe de ciclismo velocidade e BMX de São Carlos.

Segundo ele, a ASC/Sportix/DNA Consult nasceu para representar São Carlos em competições regionais, estaduais, nacionais e a longo prazo, internacionais. Dois 40 ciclistas, apenas três são de outras localidades. “Os demais são de nossa cidade”, pontuou;

De acordo com ele, a temporada 2022 irá começar em fevereiro e a expectativa é que a equipe já esteja preparada para todos os desafios da temporada.

A ENTREVISTA

São Carlos Agora - O que levou a formar uma equipe deste porte? Qual será o nome do time?

Everton Douglas Tom da Silva - Formamos a equipe a partir da necessidade da representatividade que São Carlos possui. A quantidade de praticantes aumenta muito e como técnico sempre tive essa ideia. O time se chama ASC/Sportix/DNA Consult.

SCA - Quantos pilotos irão compor a equipe? Qual a faixa etária? De onde são (procedência)?

Tom - No BMX chamamos de pilotos. No mountain bike e estrada, de atletas mesmo, totalizando 40 ciclistas. São 20 no BMX, 19 no MTB e 12 no ciclismo estrada, sendo que alguns competem em duas modalidades na faixa etária de 6 a 50 anos. A equipe é formada em sua maioria por são-carlenses e apenas três são de outras cidades (Campinas e Paulínia)

SCA - Quais competições o time irá participar? A meta é buscar títulos a curto prazo ou os trabalhos serão mais demorados?

Tom - As competições são desde copas regionais de um dia, até as competições do Campeonato Paulista (BMX, XCO, XCM e estrada), Copa São Paulo, Copa Soul, campeonatos brasileiros e podendo até participar de provas internacionais como por exemplo o campeonato pan-americano.

A curto prazo os ciclistas possuem um ótimo condicionamento para qualquer uma dessas provas. Ja a longo prazo temos ótimas perspectivas com os ciclistas que ranqueiam para os maiores campeonatos do país.

SCA - Quem serão os técnicos do time e os treinamentos serão realizados onde?

Tom - Temos dois técnicos. Everton Douglas responsável pelo ciclismo BMX e o ciclismo de velocidade e o técnico Edivanio Monteiro, que comanda o mountain bike e ciclismo de estrada. Ambos possuem uma grande experiência e repertório das modalidades que irão se responsabilizar e apresentam um longo currículo de provas e competições para agregar ao treinamento dos ciclistas.

SCA - Como conseguiu reunir cinco categorias diferentes em apenas uma mesma modalidade?

Tom - As cinco categorias do ciclismo são determinadas desde o tamanho do aro, até o terreno a ser utilizado. Cada categoria apresenta uma característica divergente das outras, onde é avaliado diferentes habilidades dos ciclistas.

SCA - Quando irão começar os trabalhos visando a temporada 2022?

Tom - Os trabalhos se iniciam com a filiação, exames médicos e inscrição. A partir de fevereiro se dá o início do calendário deste ano.

SCA - Hoje estamos em uma época de exceção devido a pandemia da Covid-19. Quais são os protocolos de segurança?

Tom - Desde o início da pandemia da Covid-19 fomos um dos melhores esportes e tivemos muitos privilégios para realizar sua prática, pois o ciclismo é praticado sempre ao ar livre e com distâncias seguras. Não há contato físico entre os atletas. Nossos projetos (Pedal Consciente) e escolinha de ciclismo não pararam durante a pandemia, com isso, conseguimos manter os ciclistas ativos.

SCA - Devido a pandemia, os treinos são prejudicados? As competições podem ser adiadas ou acredita que elas irão acontecer normalmente? Por que?

Tom - De dez competições do Campeonato Paulista de Bmx (normalmente por temporada) em 2021, aconteceram apenas cinco, onde não houve nenhum caso de contágio durante a realização das provas. Seguindo o mesmo critério, as provas vão acontecer na temporada 2022, porém com todos os protocolos de segurança.

SCA - Considerações finais

Tom - Isso tudo só é possível graças a pessoas que acreditam e investem nesse esporte, desde o Poder Público (Airton Garcia, Edson Ferraz, Luís Lopes) e Legislativo (Azuaite, Dimitri Sean, Daniel Lima, Laíde Uipa, Moises Lazarine, Tiago Parelli, Djalma Nery, Roselei Françoso), até empresários que entraram em contato conosco para investir em nossa equipe como patrocinadores, tornando assim a realização dessa equipe que São Carlos tanto merece. Agradecemos a Adriana Biondo e a Sportix Bike Shop São Carlos, ao Rodrigo Matheucci e a Dna Consult pelo apoio e dedicação ao nosso esporte.

Leia Também

Últimas Notícias