quinta, 18 de abril de 2024
Esportes

São Carlos participa do congresso técnico dos 81° Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni

08 Nov 2017 - 06h54Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, representada pelo diretor de Esportes de Rendimento e chefe da delegação de São Carlos, Fabiano Lourenço, participou na última segunda-feira (6), na cidade de Mauá, do congresso técnico do 81º Jogos Abertos do Interior "Horácio Baby Barioni".

Os Jogos pela primeira vez serão disputados em 5 sedes: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires, formando o chamado Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. A intenção do Estado foi explorar as melhores estruturas esportivas de toda a região para o evento esportivo, que receberá 15 mil atletas, vindos de mais de 200 cidades de todo o Estado, além de diluir os custos envolvidos no recebimento da competição.

São Carlos ficará em alojamento na cidade de São Caetano do Sul, na Escola Estadual Padre Alexandre Grigolli. "Vamos disputar em 21 modalidades e nossa delegação, contando com os atletas, técnicos e comissão técnica, é composta por 120 pessoas", informa o chefe da delegação, Fabiano Lourenço.

Também fazem parte da delegação de São Carlos o professor Sebastião Alexandre da Cunha, assistente de chefia, Marcos Amaro, tesoureiro e Fernando Camargo Barbosa, encarregado pelo alojamento.

Segundo Edson Ferraz a expectativa é grande.  "Temos uma grande expectativa, estamos organizando toda a logística, como alojamento e alimentação, para que todos os nossos atletas sejam bem acolhidos e possam competir com tranquilidade, representando bem a nossa cidade", disse o secretário de Esportes e Lazer.

Entre as modalidades que serão disputadas por São Carlos estão: atletismo, atletismo ACD, bocha, capoeira, ciclismo BMX, ciclismo mountain bike, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karate, natação, natação ACD, taekwondo, tênis, xadrez, jiu-jítsu e supino.

Por ter recebido a disputa em 2016 e, consequentemente, ter os equipamentos prontos, São Bernardo foi a cidade contemplada com o maior número de modalidades: 14, entre elas o atletismo e a ginástica artística. São Caetano, que receberá a natação e o tênis de mesa, sediará dez esportes. A surpresa ficou com Ribeirão Pires. O município, que tradicionalmente não faz grandes participações nos Jogos Abertos, vai contar com nove modalidades, entre elas jiu-jítsu, supino e tiro com arco. Santo André terá cinco esportes, além dos comitês dirigente e organizador, que funcionarão na sede do Consórcio Intermunicipal.  Já Mauá, com quatro modalidades, ficará com o Judô. Para receber o ciclismo BMX por conta da estrutura pronta do Parque Jacuí, localizado na capital, a prova vai ter que ser realizada fora do ABC.

A competição começa oficialmente no dia 15 de novembro, a cerimônia de abertura está marcada para o dia 17, às 19h, no Ginásio Poliesportivo de São Bernardo. Já o encerramento da competição será dia 26 de novembro em Santo André. Quem quiser acompanhar os resultados dos jogos pode instalar o aplicativo dos jogos (Jogosgrandeabc) no celular e acompanhar os resultados das competições online.

Leia Também

Últimas Notícias