terça, 23 de abril de 2024
Esportes

São Carlos participa da Conferência Nacional de Esportes

Evento aprovou proposta de Plano Decenal para o esporte e lazer

12 Jun 2010 - 10h04Por Redação São Carlos Agora

O presidente do Conselho Municipal de Esportes e Lazer (CMEL), João Paulo Porto de Toledo, o diretor municipal de Esportes de Rendimento, Geraldo Costa Dias Júnior (Geraldinho), e a representante da Diretoria Regional de Ensino, Monica Rocha de Jesus, participaram de 3 a 6 de junho, em Brasília, da III Conferência Nacional do Esporte – Por um time chamado Brasil.

Além de delegados que representaram todos os estados do país (cerca de 1800 pessoas), o evento contou também com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro do Esporte, Orlando Silva de Jesus Júnior.

A Conferência teve como tema o “Plano Decenal de Esportes e Lazer – 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais”, visando impulsionar essa área no país com a premissa de diversos eventos esportivos que o Brasil irá promover nos próximos anos, casos da Copa do Mundo de 2014, a Olimpíada e a Paraolimpíada de 2016.

Foi aprovada durante o evento a Carta de Brasília, documento elaborado pelos delegados que debateram os 10 eixos temáticos que regem o esporte brasileiro e que sintetiza ações e metas do segmento para os próximos 10 anos.

A Carta de Brasília é um documento que engloba o conjunto de políticas públicas que versam sobre 10 linhas estratégicas: Sistema Nacional do Esporte e Lazer; Formação e Valorização Profissional; Esporte, Lazer e Educação; Esporte, Saúde e Qualidade de Vida; Ciência, Tecnologia e Inovação; Esporte de Alto Rendimento; Futebol; Financiamento do Esporte; Infraestrutura Esportiva; e Esporte e Economia. Cada estratégia contou com ações e metas que foram debatidas, votadas e definidas nas plenárias.

Geraldinho, que integrou o grupo de trabalho que discutiu a questão do “Financiamento do Esporte” e “Sistema Nacional de Esportes e Lazer”, destaca a importância de São Carlos ter participado pela primeira vez de uma Conferência Nacional do Esporte e Lazer.

“A nossa participação nessa conferência, em especial dos membros do CMEL, foi de suma importância para mensurarmos aspectos do diagnóstico da política pública. Tenho certeza que pudemos contribuir para a elaboração e o aprimoramento das propostas que serão enviadas ao Congresso Nacional para serem aprovadas e transformadas em lei”, concluiu Geraldinho.

Leia Também

Últimas Notícias