sábado, 20 de abril de 2024
Esportes

São Carlos confirma sede dos Jogos Regionais em 2018

Edson Ferraz afirmou que todas as praças esportivas irão passar por reformas para receber atletas de 50 cidades

08 Jan 2018 - 15h54
Foto: Marcos Escrivani - Foto: Marcos Escrivani -

São Carlos irá ser sede dos Jogos Regionais de 2018. A confirmação foi feita pelo secretário municipal de esportes e lazer, Edson Ferraz, ao São Carlos Agora. Todas as praças esportivas irão passar por reformas com o intuito de receber aproximadamente 4 mil atletas de 50 municípios.

É a terceira vez que São Carlos recebe a competição regional nos últimos 12 anos. A primeira vez foi em 2005 quando Ferraz também era secretário. Posteriormente em 2013, na gestão Paulo Altomani (PSDB), quando Zezão Favoretto respondia pela pasta e agora em 2017 sob o comando novamente de Ferraz, na administração Airton Garcia (PSB).

Na tarde de sexta-feira, 5, Ferraz recebeu a reportagem do SCA e em entrevista detalhou o que São Carlos irá fazer para receber a competição.

"Vamos iniciar os trabalhos esta semana e solicitar a visita de representantes da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo para analisar as nossas praças esportivas. Iremos realizar reformas em todas e a Prefeitura irá investir naquilo que tem que ser feito", afirmou, ao se referir aos ginásios municipais de esportes, estádios municipais, centro olímpico e piscinas. "A meta é realizar adequações nos locais onde serão realizados as partidas", comentou.

MODALIDADES

Ferraz informou ainda que técnicos que fazem parte da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) serão chamados para reuniões. São Carlos deverá estar presente nas 23 modalidades que compreendem os Regionais. "Acredito que a delegação deverá ter pelo menos 400 atletas", comentou, ao se referir aos esportes coletivos e individuais.

"O importante a ser salientado é que todas as equipes serão compostas em sua maioria por atletas formados em São Carlos. Não iremos trazer atletas apenas para os Regionais. Aqueles que não são de nossa cidade, terão que residir aqui pelo menos há um ano", prometeu.

IDEIA

Ferraz disse que a ideia de trazer os Regionais para São Carlos surgiu no segundo semestre de 2017, após visita a Secretaria Estadual de Esportes. "Em 2005 deixamos as praças esportivas em boas condições para a população e pensamos em fazer isso novamente. A meta é investir nas praças esportivas e após os Regionais, elas ficarão aptas a serem utilizadas em melhores condições".

Ferraz garantiu ainda que os R$ 2,554 mi destinados ao esporte em 2018 através do Orçamento Municipal não estarão inclusos para gastos nos Regionais. "Pretendemos solicitar uma suplementação orçamentária para atender à competição", afirmou.

FAZER ACONTECER

O SCA indagou o secretário de esportes sobre a atual crise financeira que atinge São Carlos, uma vez que duas UPAs encontram-se fechadas, além da cidade sofrer com problemas de infraestrutura em várias áreas.

"Quando o prefeito Airton Garcia assumiu a administração, havia cobradores e São Carlos era uma má-pagadora, sem crédito algum no mercado. Só em 2017 foram pagos aproximadamente R$ 80 milhões deixados pela administração passada e a cidade passou a ter condições de receber novamente verbas estaduais e federais. Portanto, a administração procura fazer sua parte e na questão esportiva, o orçamento municipal corresponde a 2% e é pouco. Não temos condições de ter uma equipe em alto rendimento em qualquer modalidade que seja. Assim, dentro das nossas limitações, temos que correr atrás e procurar fazer algo pelo município. Colocá-lo em destaque e fazer acontecer dentro de nossas condições. Procuro buscar parceiros e trabalho o dia inteiro em prol do esporte da cidade", garantiu Ferraz.

Leia Também

Últimas Notícias