quinta, 28 de março de 2024
Esportes

São Carlos comemora campanha inédita no sub15 e foca projeto social

Entre 70 clubes da categoria no Paulista, time terminou em 11º lugar e em 2018 quer montar equipes e continuar dando oportunidade a são-carlenses

23 Out 2017 - 07h27
Foto: Marcos Escrivani - Foto: Marcos Escrivani -

Uma equipe montada às pressas para disputar o Campeonato Paulista sub15. A saída encontrada foi buscar talentos "em casa" e deu certo. Sob a responsabilidade do treinador Anderson Florentino, o São Carlos disputou a competição e terminou em uma colocação inédita. Chegou até a terceira fase, entre as 16 forças do Estado. Foi eliminado e ao final, qualificou-se em 11º lugar entre 70 clubes.

O feito foi comemorado, mas a equipe são-carlense foca agora a temporada 2018 onde irá estar presente novamente no Campeonato Paulista sub15 e sub17. Foca num projeto social em parceria com o Clube Atlético Paulistinha e pretende montar duas equipes tendo como base, jogadores são-carlenses.

O técnico Anderson Florentino recebeu a reportagem do São Carlos Agora na manhã de sexta-feira, 20, no Recanto do Tio Patinhas onde concedeu uma entrevista exclusiva e contou detalhes sobre a participação da Águia no sub15, falou um pouco sobre sua carreira e o que projeta para o futuro da categoria de base do clube.

A EQUIPE

"A campanha no Paulista justifica o bom trabalho e a colocação inédita. Foi um trabalho prematuro, iniciado às pressas. Não tínhamos um jogador da categoria no início do ano. Fomos eliminados na terceira fase, mas ficou o gostinho de quero mais. Acho que tínhamos condições de chegar a quarta fase, entre os oito melhores".

GRATIFICANTE

"Foi uma campanha gratificante, pois nenhum clube da cidade, até então, chegou a ficar entre as 16 forças do Estado. Um trabalho árduo".

PAULISTA SUB15

"Acredito que foi um marco para o futebol de São Carlos. Trabalhei com 28 atletas e 80% eram da cidade. No grupo tinha apenas cinco jogadores de outra localidade (da Bahia, Paraná e Rio de Janeiro). Esta equipe será sub17 no ano que vem. Iremos ter alguns reforços, atletas mais maduros. Mas o mais importante já temos, que é a base. Este ano ficamos em 11º lugar entre 70 clubes. Chegamos a terceira fase em um feito inédito. Foram 26 jogos, que serviram de aprendizado para todos os atletas, pois nunca antes haviam participado de competições da Federação Paulista de Futebol.

MUITO TRABALHO

"No futebol não tem mágica. Se conseguimos nos qualificar entre os 16 melhores do Estado no sub15 é devido ao profissionalismo de todos que tiveram envolvidos, muito trabalho e dedicação. Foram sete meses de intensas atividades".

QUALIFICADO?

"Tenho cursos feitos na Uefa, além de qualificar-me na Espanha e em Portugal. Já fui jogador (meio-campo). Então agreguei a prática e a teoria. Estudei muito para poder ser técnico de futebol. Tive a oportunidade de jogar e depois estudar o futebol, são detalhes importantes para poder formar equipes competitivas. Afinal associo a vivência que tive dentro e fora dos gramados".

EDUCADOR

"Sou adepto ao fair-play, não gosto que meus atletas simulem e quero homens de valor. Mas no futebol há momentos em que é necessário um pouco de malícia. Mas não quero malandragem. Mas também não quero 'santinhos'. Senão iria montar uma igreja".

PROJETO SOCIAL

"Já tive uma reunião com o Antunes (Carlos, presidente do São Carlos) e fizemos um planejamento para 2018 e no cronograma de trabalho consta a integração com o Clube Atlético Paulistinha. É um projeto social que será feito no Recanto do Tio Patinhas (CT do clube) e queremos trazer os jogadores de São Carlos e da região e em uma parceria SCFC/CAP poder oferecer uma grande estrutura para os garotos e da quantidade, tirarmos a qualidade e formar equipes de base dando oportunidade para os são-carlenses que buscam espaço no futebol. E evidenciar o nome de São Carlos no mundo futebolístico".

60 ATLETAS

"Vamos dar ênfase aos projetos sociais e pretendemos em 2018 trabalhar com 60 jogadores no sub15 e sub17. Preferencialmente de São Carlos e da região. Este ano, por exemplo, quando iniciamos as atividades no final de fevereiro, demos a oportunidade para 430 jogadores através de testes".

MAIS TESTES

"Nos dias 25 (quarta-feira) e 26 (quinta-feira) acontece avaliações no Recanto do Tio Patinhas. As inscrições deverão ser feitas no local, antes das datas das avaliações, no horário das 15h às 16h. No dia 25  às 16 hs, as avaliações são para atletas nascidos em 2003 e no dia 26, para atletas nascidos em 2001".

QUEM É ANDERSON FLORENTINO

"Sou treinador de futebol, tenho 46 anos e sou natural do Rio de Janeiro. Moro em São Carlos há 12 anos com minha família. Tenho formação em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Fui jogador de futebol profissional, com passagens por clubes brasileiros, portugueses e franceses. Atuei pelo São Cristóvão de Futebol e Regatas, América Futebol Clube, Bangu Atlético Clube, Sport Clube Beira Mar, Louletano Desportos Clube, União Desportiva Oliveirense, Rio Ave Futebol Clube, Montpellier Hérault Sport Clube. Tenho curso de treinador pela Federação Espanhola de Futebol, Federação Portuguesa, sindicato de treinadores de futebol. Treinei equipes profissionais e categorias de base como América, Rio Branco, Matonense, Louletano, Spanish River e Boca Raton Strikers. Atualmente no São Carlos Futebol Clube/Atlético Clube Paulistinha, onde consegui o fato inédito de ter conseguido, entre as 70 equipes do Campeonato Paulista, chegar em 11° lugar com uma equipe formada com 80% de atletas de São Carlos".

Leia Também

Últimas Notícias