sexta, 19 de abril de 2024
Talentos da terra

São-carlenses são destaques no karatê em 2019

30 Dez 2019 - 09h55Por Marcos Escrivani
São-carlenses são destaques no karatê em 2019 - Crédito: Marcos Escrivani Crédito: Marcos Escrivani

As atletas da equipe feminina de karate da Associação Wada foram destaques esse ano devido às várias conquistas e pelas vagas conquistadas na seleção paulista.

Para o técnico Adriano Wada, foi um ano brilhante para a modalidade, uma vez que todas as atletas são naturais de São Carlos e treinam “em casa”. “Essas meninas se superaram e mostraram a força do karatê são-carlense”, afirmou o professor.

A equipe é composta por oito atletas de diversas categorias: Gabi Sepe, Thamires Marques, Sabrina Merola, Aline Lourenço, Karen Silva, Luciana Ávila, Vitória Martins, Graziele (Lalá) e sua mãe Cláudia que treina junto e é uma grande incentivadora. “Essas atletas se destacam há anos em São Carlos e agora com mais idade e experiência mostram forçam no cenário nacional e internacional”, comentou.

A mais experiente da equipe, Gabi Sepe disputou competições em mais de 10 países nesta temporada. Participou do último Campeonato Mundial, Sul-Americano, Premier League, Jogos Sul-Americanos e a principal competição da carreira: os Jogos Pan-Americanos realizados em Lima (Peru), competição que é realizada a cada quatro anos em preparação para os Jogos Olímpicos.

Outros destaques da equipe foram:

Aline Lourenço: atleta revelação, 18 anos, participou o ano todo em duas categorias e medalhou em todas que participou, conquistou a vaga na Seleção Paulista de Karate. Foi campeã paulista na etapa classificatória, vice-campeã paulista nas finais, vice-campeã brasileira zonal e bronze na final do brasileiro, também conquistou ouro na Copa São Paulo, prata na Copa Paulista e bronze no Torneio dos Campeões.

Thamires Marques: A atleta campeã brasileira em 2018 conquistou vários títulos em 2019, campeã paulista, vice-campeã do torneio dos campeões, campeã da Copa Paulista.

Sabrina Merola: vice-campeã paulista na etapa classificatória, bronze na Copa São Paulo e vice-campeã brasileira zonal.

Karen Silva: campeã paulista em 2018, nesse ano foi campeã da Copa São Paulo, campeã da Copa Paulista e campeã do Torneio dos Campeões.

Lalá: Na categoria para-karatê conquistou ouro no Open Internacional Arnold Class, vice-campeã brasileira zonal e campeã brasileira na Final.

Wada aposta nas atletas. A maioria iniciou as atividades quando tinha entre 9 e 12 anos. Hoje com idades entre 16 e 20 se destacam e deram um salto muito grande em termos de conquistas, treinamentos e evolução técnica e tática.

Adriano ressalta que entre as duas equipes, masculina e feminina, só em 2019, 18 atletas são-carlenses fizeram parte da seleção paulista.

“Ao longo dos últimos 10 anos a equipe vem se estruturando, treinando mais específico e os resultados estão cada vez mais expressivos. Hoje somos uma equipe reconhecida no Brasil”, salientou o treinador,

O fato levou Wada a ser chamado para fazer parte da comissão técnica da seleção paulista. Das oito atletas são-carlenses, seis fazem parte da seleção paulista, mas apenas uma defendeu São Carlos nos Jogos Regionais e Jogos Abertos.

Leia Também

Últimas Notícias