Menu
segunda, 21 de junho de 2021
Talento da Terra

São-carlense faz história no futebol na Costa Rica e ajuda time a conquistar acesso na divisão de elite

O atacante Jean Paulo completou a segunda temporada no país; Após 17 anos, Asociación Deportiva Guanacasteca está na 1ª Divisão

31 Mai 2021 - 09h24Por Marcos Escrivani
Ao lado da taça, Jean Paulo comemora título conquistado na Costa Rica - Crédito: DivulgaçãoAo lado da taça, Jean Paulo comemora título conquistado na Costa Rica - Crédito: Divulgação

O são-carlense Jean Paulo Zacarias da Silva fez história no futebol da Costa Rica e ajudou a Asociación Deportiva Guanacasteca, após 17 anos, conquistar uma vaga na 1ª Divisão do futebol profissional daquele país.

O time tem a direção técnica Minor Enrique Diaz. Na Liga de Acesso 2020-2021 a equipe costa-riquenha até então nunca tinha conquistado tal façanha. Ele é filho de Antonio Zacarias da Silva (Mestre Taroba) e Ivanir Ferreira da Silva. Jaqueline é sua irmã.

Em campo, é um atacante que atua pelas beiradas e aos 27 anos, completa dois anos e meio de estadia na Costa Rica. Em entrevista via WhatsApp à reportagem do São Carlos Agora, Jean Paulo não escondia sua satisfação. Afinal, na fase de classificação, sua equipe terminou na segunda colocação após nove jogos. Foram três vitórias, cinco empates e uma derrota. O ataque fez cinco gols e a defesa sofreu apenas cinco. Somou 14 pontos no Torneio Clausura.

Nas quartas de final o Guanacasteca enfrentou o Consultas e duas vitórias: 6 a 2 e 4 a 1. Na semifinal o adversário foi o Barrio México. No primeiro jogo, derrota por 2 a 1 e no segundo, vitória por 1 a 0. O finalista foi conhecido após cobrança de penalidades máximas e a equipe do atacante são-carlense venceu por 4 a 2.

Na decisão do título que definiu a equipe qualificada para a divisão de elite, o Guanacasteca enfrentou o Puntarenas. O primeiro jogo terminou em 2 a 2 e no segundo encontro, vitória por 3 a 2.

“Fomos campeões tanto no Torneio Abertura, como no Clausura. Em ambas fomos finalistas e conquistamos dois títulos”, disse Jean Paulo, salientando que na Costa Rica apenas o campeão garante o acesso. Já o último colocado é rebaixado.

TUDO 100%

Indagado como foi a temporada 2020/2021, Jean Paulo não conteve a euforia, salientando que tudo foi perfeito, desde a pré-temporada até a partida final

“Foi uma temporada incrível, pois jogamos o Abertura onde fiz um gol e dei muitas assistência. No Clausura tive uma lesão na tíbia e me recuperei. No retornou, ajudei o time com mas assistências. Dos 29 jogos, três deles fiquei fora por lesão. Graças a Deus me dediquei muito individualmente e acredito que dei uma parcela de contribuição, mas o que levou o time até a conquista máxima, foi o trabalho em equipe”, disse o atacante são-carlense, salientando que não esquece suas raízes.

“Não têm como esquecer as origens. Desde pequeno tive um grande aprendizado no Projeto Social de Capoeira Jangadeiro de Ouro onde aprendi que a disciplina e força de vontade leva uma pessoa as grandes coisas para o bem”, refletiu.

Agora Jean Paulo descansa. Indagado sobre o seu futuro, o jogador disse que pensa em retornar ao país de origem. Possivelmente para São Carlos.

“Na verdade penso em voltar para o Brasil e rever minha família após dois anos longe. Vendo as notícias sobre a pandemia da Covid-19 é complicado”, finalizou, salientando que o futuro, a Deus pertence.

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias