(16) 99963-6036
domingo, 16 de março de 2025
Pisando fundo

São-carlense de apenas 13 anos 'voa' para conquistar título da Copa F-Racers

Flávio Neto, fã incondicional de Ayrton Senna, sonha em chegar à Fórmula 1 e a cada ano evolui no kart

23 Dez 2022 - 08h20Por Marcos Escrivani
Flávio Neto em ação durante uma das etapas do campeonato: são-carlense voou baixo - Crédito: Osvaldo FuriattoFlávio Neto em ação durante uma das etapas do campeonato: são-carlense voou baixo - Crédito: Osvaldo Furiatto

Ayrton Senna faleceu no dia 1º de maio de 1994 no GP de Ímola (Itália). Portanto a mais de 28 anos. Mas o legado do maior piloto de Fórmula 1 de todos os tempos ficou a ponto de, um pequeno são-carlense de apenas 13 anos ser seu maior fã e ter no automobilismo o seu sonho. Por conta dos pais serem fãs desta modalidade esportiva, ele tem no inglês Lewis Hamilton, um modelo a seguir.

Tanto é que este novato piloto quer um dia chegar justamente a Fórmula. Este é o sonho de Flávio Antônio Olivério Neto, filho do casal Fábio da Silva (Marriete Nagela Pereira) Olivério. Natural de São Carlos, é conhecido como Flavinho ou Flávio Neto.

Nesta temporada, disputou a Copa F-Racers e se sagrou campeão na categoria F4 Júnior. Ele pilota o kart da fábrica Thunder Technology e a competição, em dez etapas, foi realizada no Kartódromo San Marino, em Paulínia, que reúne os melhores pilotos que participam, por exemplo, dos campeonatos Paulista, Brasileiro, Sul-americano e até no exterior. A pista da cidade paulista teve destaque no Campeonato Brasileiro 2022 pela qualidade dos seus pilotos.

PEQUENO COM MUITO TALENTO

Flávio Neto começou no kart na categoria cadete para crianças de 6 a 10 anos (hoje está na Junior, que é a intermediária das crianças para os adultos).

Em entrevista ao São Carlos Agora, a mãe do pequeno piloto disse que tudo começou com um passeio no kartódromo em Aldeia da Serra, onde viu crianças de sua idade na época, pilotando kart. “Aí ele pediu para um presente para o “Papai Noel””, disse Marriete.

Depois de criar essa paixão e ter contato com a velocidade, Flávio Netto foi com os pais para Descalvado “brincar” no kartódromo municipal da cidade. Na oportunidade conheceram Ezequiel Martins (Kel) que viu que que o pequeno tinha talento e potencial. “Começou então a ser o técnico do nosso filho e está conosco até hoje”, afirmou.

Segundo ela, em 2018, Flávio neto foi campeão da Copinha em Descalvado na categoria cadete. Foi convidado a participar da Copa Sudeste (na época, campeonato regional mais importante) e terminou em 3º lugar. Nos anos seguintes, 2019 e 2020 foi novamente campeão da Copa Descalvadense e ficou em 2º lugar nos dois anos na Copa Sudeste.

Em 2021 subiu de categoria passando para a Júnior, pois já estava com 11 anos e começou a correr na Copa F-Racers em Paulínia, campeonato de destaque em qualidade técnica, chegando entre os primeiros e fazendo os melhores tempos nas corridas. Nesse ano ele terminou em 5º lugar.

Para coroar sua carreira, na atual temporada levantou o caneco da categoria F4 Júnior da Copa F-Racers.

Leia Também

Últimas Notícias