quarta, 24 de abril de 2024
Qualidade de vida e solidariedade

Santa Casa e Pedala São Carlos lançam o projeto Pedala Nefro

O evento ciclístico vai ser realizado em maio em prol do Serviço de Nefrologia da instituição de saúde são-carlense

10 Mar 2022 - 06h50Por Redação
Santa Casa e Pedala São Carlos lançam o projeto Pedala Nefro - Crédito: divulgação Crédito: divulgação

A Santa Casa de São Carlos e a Ong Pedala São Carlos se uniram para realizar, juntas, a Primeira Edição do Pedala Nefro, evento ciclístico em prol do Serviço de Nefrologia. O evento vai ser realizado no dia 15 de maio, com passeio ciclístico de 40 Km, 25 Km e caminhada de 6km com o ciclismo kids.  O objetivo do evento é arrecadar recursos para viabilizar a compra de equipamentos para montar o CiNefro, uma estrutura para exibir filmes durante as sessões de hemodiálise.

“Os nossos pacientes do Serviço de Nefrologia fazem 3 sessões de hemodiálise por semana, com duração de 4 a 6 horas cada uma. Ao oferecermos sessões com exibição de filmes, isso torna o tratamento mais humanizado e possibilita que o período em que eles precisam ficar aqui, dentro do hospital, seja mais leve”, afirma a Coordenadora do Centro Integrado de Humanização, Juliana Tedesco.

“Ao visitar o Serviço de Nefrologia e conhecer todo o projeto, de imediato já comentei: ‘vamos fazer um pedal’. Temos certeza de que os ciclistas, esportistas e sociedade como um todo de São Carlos, irão abraçar essa causa tão nobre. Já deu certo!”, afirma o Coordenador da ONG Pedala São Carlos, Everson Coxinha.

O SERVIÇO DE NEFROLOGIA

O Serviço de Nefrologia funcionou de forma terceirizada durante 30 anos. Em maio de 2019, a Santa Casa assumiu a Nefrologia. Hoje, são atendidos 220 pacientes crônicos, em um total de 2800 atendimentos por mês. E nesses quase 3 anos, a população da microrregião sentiu a melhoria do serviço.

“Segundo a Associação Brasileira de Nefrologia, o índice de mortalidade de pacientes crônicos no Brasil é de 19,7%. Na Santa Casa, esse índice é bem menor, 14,61%. Isso se deve à melhora nas práticas assistenciais e à criação de um ambulatório de cirurgia vascular para confecção do acesso para hemodiálise (hoje, realizamos até 12 cirurgias de confecção de fistula por mês)”, comenta o Coordenador de Enfermagem do Serviço de Nefrologia, Elio Vieira.

PEDALA NEFRO – COMO PARTICIPAR

Para participar do evento, o interessado vai pagar a taxa de inscrição de R$ 50 e quem se inscrever vai ter direito a uma camiseta personalizada. Esses valores vão ser revertidos para a compra dos equipamentos que serão doados ao Serviço de Nefrologia para a criação do CiNefro. O evento também vai contar com sorteio de brindes. “Procuramos, ao longo do ano, realizar várias ações sociais. E não poderíamos deixar de atender esse pedido, principalmente pela ação e o benefício que será realizado. A Ong Pedala São Carlos é quem vai gerenciar todo o recurso, adquirir os equipamentos necessários e fazer a doação ao Serviço de Nefrologia”, destaca Samuel Generoso, integrante do Pedala São Carlos.

Os pontos para inscrição vão ser divulgados em breve.  

SERVIÇO:

PEDALA NEFRO

Data: 15 de maio de 2022

Local: Praça do Kartódromo

Concentração: 6h30

Saída: 8h

Leia Também

Últimas Notícias