terça, 23 de abril de 2024
Natação ACD

Ronaldo e Gabriel buscam pódios na 2ª etapa nacional do Circuito Paralímpico

Atletas da LCN/Aquário Fitness tentam melhorar marcas individuais em competição que reúne a elite brasileira

17 Ago 2018 - 12h53Por Marcos Escrivani
Ronaldo e Gabriel buscam pódios na 2ª etapa nacional do Circuito Paralímpico - Crédito: Marcos Escrivani Crédito: Marcos Escrivani

Os nadadores José Ronaldo da Silva e Gabriel Purgato participam neste final de semana (17 a 19 de agosto), da segunda etapa nacional do Circuito de Natação Paralímpica – Circuito Caixa, que acontece no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

Os nadadores ACDs (atletas com deficiências) da LCN/Aquário Fitness estarão sob orientação do técnico Mitcho Bianchi. Elton Joaquim de Souza (S3) que seria o terceiro representante, desfalca o time. Ele se recupera após passar por problemas de saúde.

José Ronaldo da Silva disputa na categoria S2 e competirá nos 50m livre e 50m costas, enquanto que Gabriel Purgato estará presente nos 100m livre na categoria S14.

Durante entrevista, o técnico Mitcho Bianchi reconheceu que Elton faz falta, uma vez que é um dos principais nadadores brasileiros em sua categoria. Ele deverá estar presente no Campeonato Brasileiro que acontece no final do ano.

Para esta prova paulistana ele irá contar com Ronaldo e Gabriel e garante que a perspectiva de uma boa participação é grande, salientando que Ronaldo já conquistou pódio na primeira etapa e Gabriel está em franca evolução.

“Particularmente espero um grande resultado do Ronaldo que já marcou presença no pódio e a perspectiva de estar entre os três primeiros é grande. O Gabriel está adquirindo experiência. Na sua estreia ficou em 12º lugar e estamos trabalhando para que ele fique agora entre os dez primeiros”, salientou o treinador.

CURSO TÉCNICO

Após a segunda etapa nacional do Circuito Paralímpico, acontece de 20 a 25 de agosto no Centro Paralímpico Brasileiro, o Curso Técnico Nível 2 para treinadores que trabalham com atletas ACDs.

Mitcho Bianchi estará presente no evento com o intuito de buscar qualificação profissional. “Já participei do curso nível 1 e agora vou em busca de novos conhecimentos. Estarei participando de atividades teóricas e práticas com profissionais especializados em várias áreas e que cuidam dos atletas da seleção brasileira. Estarei interagindo com todos eles e presenciando treinos da seleção também. Será uma semana de aprendizado”, salientou Mitcho.

Segundo ele a meta é fechar um ciclo de três cursos e este ano pode participar ainda do evento nível 3 e estar apto, por exemplo, a ser convocado para ser técnico de uma seleção. “Procuro me graduar constantemente pois tenho uma grande equipe ACD e alguns atletas a nível de seleção. Portanto tenho que estar preparado para novidades que podem ocorrer ao longo dos próximos anos”, disse Mitcho.

A LCN/Aquário Fitness tem a parceria da Fundação Educacional São Carlos e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).

Leia Também

Últimas Notícias