quarta, 24 de abril de 2024
Esportes

Primeira e segunda rodadas dão início a 1ª Copa Católica da Juventude ‘Osvaldo Zucchini’

22 Jan 2018 - 10h23Por Redação
Foto: Ivan Lucas - Foto: Ivan Lucas -

Aconteceu na manhã deste domingo, 21, a abertura da 1ª Copa Católica da Juventude 'Osvaldo Zucchini'. Está é a primeira edição de muitas, segundo os organizadores. A competição teve 10 equipes inscritas de toda diocese de São Carlos Borromeu, envolvendo várias paróquias e grupos de jovens.

Os jogos serão realizados no clube da Tecumseh no Jóquei Clube e são pretextos para criação de novas amizades e aproximação da juventude direcionada a Deus. Confraternização entre as equipes, 'Fair Play' e respeito mútuo deve existir em todos os jogos da copa. Além disso, a caridade estará presente, pois a taxa de inscrição para cada time foram duas cestas básicas que serão encaminhadas a Sociedade São Vicente de Paulo, que irá encaminhar para famílias carentes

A Copa Católica da Juventude teve apoio da secretaria Municipal de Esportes e divulgação da Rádio Sanca.

SOBRE OSVALDO ZUCCHINI

Osvaldo Zucchini nasceu no dia 20 de dezembro de 1929 na cidade de Catanduva/SP. Foi casado com Maria Isabel Zucchini e tiveram 4 filhos. Osvaldo atuou na Força Aérea Brasileira (FAB), como piloto de avião. Junto com sua esposa fundou o movimento Encontro de Jovens com Cristo (EJC).

Esse modo de evangelizar ganhou outro formato nas Paróquias com o nome de encontro de casais e mais tarde junto ao juizado de menores fundou-se o encontro de jovens com as pastorais sociais.

Expandindo para as Paróquias da cidade de São Paulo, surgiu o primeiro convite para o interior do estado. Em 1988 na cidade de São José do Rio Preto, a comunidade de Fátima realizou o primeiro encontro EJC que posteriormente se definiu para várias Paróquias e migrou para outras cidades como : São Carlos, Campinas, Jundiaí, Monte Aprazível, Campina Verde e Planalto, são as cidades que acreditaram nesse trabalho de recuperação dos jovens e suas famílias. Aproximadamente 100 mil jovens passaram nas mãos do saudoso Osvaldo Zucchini.

Já em 1994, por convite de membros da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em São Carlos, ocorreu o primeiro Encontro de Jovens com Cristo sob a coordenação de Zucchini. Desde então, o movimento se expandiu e novos grupos de jovens surgiram na cidade. Acompanhava de perto os encontros até o ano de 2016, mesmo não tendo a virilidade de outrora. A idade já trazia danos físicos ao grande "Cadelo Véio", como assim era conhecido.

Zucchini faleceu em 11 de novembro de 2017 aos 87 anos de idade (segundo registro). Uma de suas filhas, Mara, relembrou a vontade do pai de evangelizar a juventude: "Meu pai nunca se queixou de cansaço e ainda chamava a gente de mole, evangelizar é uma forma de estar com Deus, mexam com quem vocês quiserem, mas não mexa com meus meninos (as)" Outra frase marcante que Osvaldo falava era: "Sei que vou morrer um dia e quero que escrevam na minha coroa de flores: Aqui vai um homem contrariado" Lembrou a filha. (Rádio Sanca)

RESULTADOS

CBX 13 x 0 Kefas

Inter de Meião 1 x 0 Real Matismo

Bar Sem Lona 0 x 1 Quermesse

Shekynah 1 x 3 São Bento

Zuca 2 x 4 CNK

Santa Rita 1 x 4 Inter de Meião

Kefas 2 x 3 Bar Sem Lona

Real Matismo 3 x 0 Shekynah

Quermesse 2 x 7 Zuca

São Bento 4 x 0 Santa Rita

Leia Também

Últimas Notícias