quarta, 24 de abril de 2024
Esportes

Pastores ressaltam objetivos da Copa Evangélica

Fora das quatro linhas, religiosos das congregações participantes já enfatizam os propósitos do campeonato

23 Jul 2015 - 18h54Por Gustavo Curvelo (colaborador)
Nova Vida é coordenada pelo Pastor Evandro. Foto: Gustavo Curvelo/Divulgação - Nova Vida é coordenada pelo Pastor Evandro. Foto: Gustavo Curvelo/Divulgação -

No dia 1º de agosto, sábado, o ginásio municipal de esportes Aristeu Favoretto, no bairro da Redenção, recebe a abertura da terceira edição da Copa Evangélica de futsal. Fora das quatro linhas, os pastores das congregações participantes já enfatizam os propósitos do campeonato, e convocam seus membros para prestigiar o evento.

Um dos que compactua com a ideia é o Pastor Evandro Cavalcanti. Além do trabalho na Assembleia de Deus Nova Vida em Cristo, que faz sua estreia na Série A diante da Restaurando Vidas, ele também veste a camisa 11 da equipe, e ressalta o motivo que fez apoiar a igreja na disputa da competição não só dentro de quadra, mas também incentivando os atletas a participar.

"Pra nós a Copa significa comunhão, a união do povo, pois juntos somos mais fortes. A Copa representa a unidade e união das igrejas, por isso que é um sucesso", analisa o Pastor Evandro.

"Temos também por objetivo quebrar esse sistema religioso, pois sabemos que é possível sim participar de um campeonato de futebol e simultaneamente manter uma vida reta diante de Deus. Queremos chamar também a nossa torcida para comparecer aos jogos e não só apoiar o time da igreja, mas fazer uma interação maior com outras congregações", reitera o comandante.

Quem concorda é o Pastor Ednaldo Barbosa, da Restaurando Vidas - justamente a adversária da Nova Vida na rodada inaugural -, que acredita que o intercâmbio entre igrejas é algo que deve ser valorizado.

"Sempre exponho isso desde a primeira edição da Copa [em 2013], dizendo para o pessoal trazer irmãos de outras congregações para nos visitar, assim como também somos lembrados, até porque a Copa é um meio de união entre todos", ressalta.

"E essa união é importante em todos os sentidos. Sabemos que o pessoal entra em quadra pra ganhar e é interessante ativar essa adrenalina, mas depois do jogo o que prevalece é o amor. Todos querem ganhar, só que independente do resultado, o mais importante é cumprimentar todo mundo, valorizar o esforço do outro e levar adiante essa amizade", acrescenta o Pastor Ednaldo.

Já na Batista Renovada, que entrará na Série B e, portanto, ainda não tem calendário definido, o titular da congregação, Pastor Willian Aparecido, não só deu o aval para os atletas poderem disputar o campeonato, mas também, a exemplo de outros casos, quer ver a torcida empurrando a equipe rumo ao acesso, objetivo que ele crê ser possível.

"Esperamos um time com um bom desempenho. Temos trabalhado bem, o elenco é bastante unido, então creio que podemos fazer um bom campeonato e buscar a primeira divisão, mesmo sem nunca termos jogado juntos"

"Quero convidar a todos para comparecer nos jogos. Nossa igreja é bem unida e focada, gostamos de estar juntos. Não à toa, aos finais de semana sempre buscamos fazer eventos, e na Copa Evangélica não será diferente. Da parte estrutural, vemos não apenas o torneio como importante, mas também o ministério como um todo", completa.

Com o início programado para daqui pouco menos de dez dias, a Copa Evangélica reúne 20 equipes distintas na Série A do torneio, além de mais cerca de dez times na Série B. Todos os jogos serão realizados nas tardes de sábado e noites de segunda-feira em diferentes ginásios de São Carlos. Em ambos os casos, a entrada é gratuita.

Leia Também

Últimas Notícias