sexta, 19 de abril de 2024
Sem futebol júnior em janeiro

Pandemia da Covid-19 obriga FPF a cancelar a Copa São Paulo

26 Nov 2020 - 14h37Por Marcos Escrivani
Pandemia da Covid-19 obriga FPF a cancelar a Copa São Paulo - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Foram 50 anos ininterruptos e todos os meses de janeiro, a Copa São Paulo de Futebol Júnior abria o ano do futebol no Brasil, com a realização de jogos por todo o Estado. Em 24 dias, clubes se enfrentavam para, no dia 25 de janeiro, no estádio municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, acontecer a decisão. Dia em que a cidade de São Paulo aniversaria.

Porém, devido a pandemia da Covid-19 e assumindo a impossibilidade de um protocolo de segurança viável para evitar a propagação da doença, a Federação Paulista de Futebol (FPF) emitiu uma nota oficial no início da tarde desta quinta-feira, 26, o cancelamento da edição de 2020.

Por vários anos, São Carlos foi sede da competição e na primeira fase chegou a receber Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, além de outros grandes clubes no Brasil.

Teve o privilégio de ter ainda a participação do Grêmio Esportivo São-carlense e do São Carlos FC. Em 2021, existia a possibilidade da estreia do Grêmio Desportivo São-carlense no torneio.

Abaixo, a nota oficial assinada por Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da entidade maior do futebol paulista:

“A Copa São Paulo de Futebol Jr., disputada desde 1969, é um dos maiores orgulhos do nosso futebol. Marca em todos os anos o início da temporada do futebol brasileiro e é o nascedouro dos nossos maiores craques. Não há competição de base no mundo que reúna tanta relevância, competitividade, visibilidade, paixão e sonhos.

A cada ano, todo o time da Federação Paulista de Futebol se mobiliza para organizar 255 jogos em 24 dias, reunindo 128 times de todos os Estados do Brasil. São mais de 3.800 jovens atletas que jogam em busca de um sonho. São longas viagens e 31 municípios paulistas envolvidos numa complexa logística de alojamento, alimentação e organização.

É justamente a grandeza da Copinha que nos fez refletir neste momento difícil de pandemia de Covid-19. Desde agosto, a FPF vem conversando com autoridades médicas, do Governo de São Paulo, de prefeituras e dos clubes para viabilizar a realização da Copa São Paulo 2021.

A partir de todas as informações colhidas e diante do cenário de pandemia, concluímos que mesmo um rigoroso protocolo de saúde não seria o suficiente para garantir segurança a atletas, árbitros e demais profissionais envolvidos nos jogos, além da população das cidades-sede. E acima de qualquer compromisso está a vida.

Assim, a FPF comunica que tomou a dura decisão de suspender a realização da Copa São Paulo 2021.

Esta medida nos provoca imensa dor, sobretudo pelos sonhos dos jovens atletas que veem na Copinha a primeira grande oportunidade para se mostrar ao mundo do futebol.

Nos solidarizamos não apenas com os jogadores, mas também os jovens árbitros, jornalistas e torcedores que, assim como nós, cultivam enorme carinho pela Copinha. Agradecemos aos patrocinadores e parceiros de mídia por entenderem essa difícil atitude. Nos resta a certeza da compreensão desta decisão, que coloca em primeiro lugar a saúde e os cuidados de segurança e isolamento.

Por fim, com intuito de preservar os sonhos de uma geração que não poderá disputar a Copinha em 2021, a FPF permitirá, na próxima edição da competição, que atletas nascidos em 2001 possam disputar o torneio.

Obrigado,

 Reinaldo Carneiro Bastos

Presidente da Federação Paulista de Futebol”

Leia Também

Últimas Notícias