quinta, 18 de abril de 2024
Busca de títulos

Natella assume novo desafio e comandará o São Carlos Futsal

Com apenas 44 anos, especializou-se na modalidade e garante que irá montar um time com qualidade e com metas ambiciosas

23 Jul 2018 - 08h05Por Marcos Escrivani
Natella assume novo desafio e comandará o São Carlos Futsal - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Não somente resgatar a prática da modalidade esportiva em São Carlos em todas as categorias. Mas também fazer com que a cidade seja reconhecida nacionalmente por ter equipes de qualidade e com metas ambiciosas.

Desta forma o técnico Renato Natella chega para comandar a recém criada equipe São Carlos Futsal que terá o primeiro desafio em 2018 com a disputa da Copa Record. A proposta inicial é ser semifinalista e brigar pelo título do torneio.

Natella, que atualmente comanda as equipes de base do Centro Esportivo Multi Esporte, onde coleciona vitórias e títulos em várias categorias, concedeu entrevista ao São Carlos Agora e não escondeu que será um novo desafio em sua carreira. Garante estar otimista e confiante em um trabalho positivo, com muitas conquistas.

Especializado em futsal, com cursos de extensão e estágios em grandes clubes do país e com a comissão técnica da seleção brasileira, atua como treinador há 11 anos, com experiência em equipes adultas, mas ultimamente dedica-se às categorias de base com um trabalho vitorioso no C.E. Multi Esporte, que tem como presidente Fábio Pícolo.

“Hoje, além de técnico, sou Educador. Trabalho com atletas de 7 a 15 anos e em três anos, conquistamos aproximadamente 25 títulos. Mas já fui técnico do time adulto de Itirapina. Estive presente neste cargo em cinco finais da Copa EPTV e tive a satisfação de ser campeão em quatro oportunidades”, lembrou, sintetizando um pouco do seu trabalho recente.

DESAFIO

Agora Natella tem um novo desafio que é comandar o São Carlos Futsal. Na sua visão, um projeto sério e de futuro. “Isso vem agregar um pensamento que eu carrego. Em São Carlos, na atualidade, os atletas de base não tem uma grande referência nesta modalidade. Agora, com um time adulto, eles terão um espelho. Confio em um trabalho bacana”, comentou.

O primeiro trabalho no comando do time começa em agosto, quando acontece a Copa Record. Natella tem suas ambições, já que irá buscar talentos na região, reforçado com alguns jogadores são-carlenses. “O time será forte. Vai disputar a copa para ser semifinalista. Não entro para perder”, antecipou.

“Continuarei com a base na Multi Esporte e irei comandar o adulto no São Carlos Futsal. Quero realizar um bom trabalho em ambos e realizar um trabalho a longo prazo. Este ano a Copa Record, em 2019, a Copa EPTV e criar uma estrutura sólida e que seja a longo prazo. Mas um passo de cada vez, cumprindo sempre uma meta pré-estipulada”, disse.

BASE? ADULTO

Por fim, indagado como seria a forma de trabalhar e quais dificuldades encontra nas categorias de base e no adulto, Natella foi enfático. “Todas as categorias têm suas particularidades. Na base tenho que ser Educador, mas manter a intensidade do jogo, com ênfase na parte tática e técnica. Além do aprendizado em todos os fundamentos. A metodologia de trabalho com os adultos, não muda muito não. Mas é preciso de liderança, trabalho em grupo e muita disciplina também. O futsal é um jogo de xadrez e exige muito trabalho, muito foco e determinação. Independentemente da idade do atleta. Não sou melhor que ninguém, mais tenho muitas verdades. E apenas aplico elas de acordo com a necessidade de cada trabalho”, finalizou.

QUEM É

NOME: LUIZ RENATO FERREIRA

FORMAÇÃO ACADÊMICA

- Graduado em Licenciatura Plena e Bacharel em Educação Física – Unicastelo – 2003

- Pós Graduado em Futebol e Futsal a Metodologia do Treinamento e Formação de Jogadores Inteligentes – Estácio de Sá – 2014 – Campinas

- Pós Graduando em Psicologia do Esporte

PARTICIPAÇÃO EM CURSOS DE EXTENSÃO

- 1. Meeting Nacional de Futsal – 2013 – São Paulo

- 2. Meeting e Workshop de Futsal – 2014 – São Paulo

- 3. Meeting Internacional de Futsal – 2015 – São Paulo

- Estágio no Santos FC, equipes de Futsal – Case de Formação de Jogadores Inteligentes – Março 2016

- Curso de Futsal – Modelo de Jogo vencedor do Corinthians – Campeão da Liga Nacional e Paulista 2017 – Técnico Prof. André Bié, ex-técnico da Seleção Brasileira de Futsal – Piracicaba 2017

- Workshop da CBF Social com PC de Oliveira – Técnico da Seleção Brasileira de Futsal e Ferroviária – Membro da FIFA – 2017

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

- Jogador de Futebol Profissional – até 1998 – Grêmio São-carlense

- Prof. Mult Sport Escola de Futebol – 1998 – 2008

- Al Khor – Qatar – 2008 (experiência Internacional)

- Prefeitura Municipal de Itirapina – 2009 – 2012 – Escola de Futsal

- Tetracampeão da Taça EPTV de Futsal (2010, 2011 e 2012 – Itirapina) – (2014 Santa Rita do Passa Quatro – eleito melhor Técnico de 2014 e vice-campeão em 2015 por Santa Rita do Passa Quatro)

- Prof. Responsável pelas equipes de Futsal do Centro Esportivo Mult Sport – Sub 8 ao Sub 15 – desde 2013

Leia Também

Últimas Notícias