sexta, 19 de abril de 2024
Esportes

Natação ACD: LCN/Aquário reinicia os treinos e foca seletiva regional do Circuito Caixa

20 Jan 2018 - 08h04
Foto: Marcos Escrivani - Foto: Marcos Escrivani -

As equipes LCN/Aquário Fitness reiniciaram os treinos de olho na temporada 2018 e a equipe ACD (atletas com deficiências) foca a atenção para a seletiva regional do Circuito Caixa de Natação Paralímpica, que acontece de 23 a 25 de fevereiro em São Paulo.

Aproximadamente 300 nadadores de 30 clubes estão o Centro Paralímpico Brasileiro em busca de índices para as três etapas nacionais que acontecem durante o ano.

O técnico Mitcho Bianchi corre contra o tempo. Afinal o evento está próximo e ele admite que o tempo é escasso quanto a preparação adequada dos seus atletas. "Vou trabalhar com um micro-ciclo. Duas semanas para recuperação física, mais duas semanas de treino específico e uma destinada para velocidade. Vai ser um período desgastante", disse. "O que normalmente faço em seis meses irei reduzir em pouco mais de um mês", lamentou.

O treinador afirmou que o tempo de treinos para seus nadadores não é o ideal, mas é o imposto para aqueles que formam equipes de alto rendimento e são obrigados a competir diante do calendário imposto pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

"Infelizmente o Brasil é assim. Em todas as modalidades esportivas. Os dirigentes pensam no calendário e esquecem dos profissionais e dos atletas. Viemos das festas de final de ano e retornamos aos treinos. Desumano marcar uma seletiva logo em fevereiro. Para uma preparação adequada, nenhum atleta deveria ter um período para as férias. Temos que cumprir um calendário. Só que o planejamento fica sacrificado", lamentou Mitcho.

EQUIPE

Insatisfações à parte, Mitcho disse que este ano deverá levar para a Seletiva Regional aproximadamente 15 atletas. Mas não terá somente qualidade. "Vamos ter muita qualidade. A meta é tentar fazer com que três nadadores conquistem índices para a disputa das etapas nacionais e disputem os títulos em suas respectivas categorias", afirmou.

Em 2017, Elton Joaquim de Souza e José Ronaldo da Silva representaram São Carlos nas etapas nacionais.

A LCN/Aquário Fitness tem a parceria da Fundação Educacional São Carlos (Fesc) e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).

Leia Também

Últimas Notícias