Menu
terça, 13 de abril de 2021
Filho pródigo

Natação ACD de São Carlos começa 2021 com retorno de campeão brasileiro

José Ronaldo da Silva que iniciou a natação na LCN/Aquário Fitness tem o recorde das américas na categoria S1

03 Mar 2021 - 14h30Por Marcos Escrivani
Ronaldo com as medalhas conquistas em quatro anos de competições: reforço de peso para a natação ACD de São Carlos - Crédito: Marcos EscrivaniRonaldo com as medalhas conquistas em quatro anos de competições: reforço de peso para a natação ACD de São Carlos - Crédito: Marcos Escrivani

O nadador ACD (atletas com deficiência) José Ronaldo da Silva é o mais recente reforço da LCN/Aquário Fitness. Na verdade, é o retorno do atleta no time onde aprendeu a nadar em 2015, sob a responsabilidade do técnico Mitcho Bianchi. Em 2019 se transferiu para a Matão e agora volta às origens.

Atual campeão brasileiro na S1, ele bateu recentemente o recorde das américas, ao cravar 1m26s nos 50 metros costas. Para oficializar a marca, ele necessita participar de uma prova internacional e o retorno para a LCN/Aquário Fitness seria um dos motivos.

O nadador está ansioso para iniciar as atividades, mesmo sentimento de Mitcho Bianchi. “O Ronaldo recebeu todo apoio possível em São Carlos e tenho a certeza que podemos atingir todas as metas. Sou graduado nível 3 e em condições de estar na seleção brasileira paralímpica. Ele acreditou no meu planejamento e juntos, podemos chegar até os Jogos Paralímpicos”, disse o técnico são-carlense.

MUITO TRABALHO

Para poder homologar o recorde de Ronaldo, há a necessidade que participe de provas oficiais da IPC. O próximo passo é que o nadador ganhe uma vaga para poder disputar a World Series previstas para abril, maio e junho, que serão realizadas em Indianápolis/EUA, Inglaterra e Portugal. “Se ele conseguir disputar uma dessas provas, terá a chance de ser convocado para a seleção brasileira e estar nos Jogos Paralímpicos de Tóquio (24 de julho a 5 de agosto), no Japão”, disse, salientando que o índice nacional para a S1 é 1m40s. “O Ronaldo tem 1m26s e pode melhorar ainda mais. No mundo, ele tem o terceiro tempo e poderá lutar por medalhas nos Jogos”, alertou, salientando que as atividades serão intensas nos próximos quatro meses. “Vamos deixar o Ronaldo em sua melhor forma técnica, física e mental”, garantiu.

Quem está na mesma situação de Ronaldo é o nadador Ronystony Cordeiro da Silva, medalhista paralímpico na categoria S4 mas que em uma nova reclassificação, foi elevado para a S5, o que acabou prejudicando-o. “Estamos trabalhando para que ele retorne a categoria antiga. Isso ocorrendo, com certeza terá a chance de buscar novas medalhas para o Brasil nas Paralimpíadas”, enfatizou Mitcho.

EQUIPE FORTE

Com Ronaldo e Ronystony, a LCN/Aquário Fitness é um dos times mais competitivos de todo o Brasil. O time comandando por Mitcho Bianchi tem 26 nadadores ACDs de oito cidades. “Estamos bem reforçados”, assegurou.

Na noite desta terça-feira, 2, ele realizou uma reunião remota com todos os nadadores e informou ao São Carlos Agora que aguarda os próximos protocolos de segurança devido a pandemia da Covid-19 e aguarda a liberação das piscinas públicas para que possa retornar aos treinos.

“Estamos de olho nos Jogos Regionais. A princípio está programado pela Secretaria Estadual de Esportes para o período de 10 a 20 de julho. Não está confirmada oficialmente devido a pandemia, porém existe a data. Portanto temos que estar atentos pois caso ocorra a vacinação e tudo esteja mais controlado, a competição deve ocorrer”, finalizou Mitcho.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias