terça, 23 de abril de 2024
Inclusão

Multi Esporte busca excelência no esporte para pessoas com deficiência

14 Jun 2019 - 12h50Por Redação
Multi Esporte busca excelência no esporte para pessoas com deficiência - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

No último dia 10, segunda-feira, o Centro Esportivo Multi Esporte (CEME) recebeu a visita da Professora Dra. Fátima Elisabeth Denari, do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar, acompanhada por Mayara Erbes Ranzan, doutoranda pesquisadora da temática da educação especial na formação do profissional em Educação Física.

A visita teve dois objetivos: apresentar às pesquisadoras as atividades do CEME – especificamente o futebol – com os alunos da Escola Paralelo Espaço de Aprendizagem, jovens e adultos com deficiência, além de convidar os profissionais do Centro Esportivo para um curso que será realizado na UFSCar, oferecido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

O CEME desenvolve a educação não-formal, através de atividades socioeducativas que tem no esporte um caminho para o desenvolvimento integral, com a preocupação pedagógica de incluir, de fato, pessoas com deficiência em todas as suas ações. A atuação com a Escola Paralelo é viabilizada pela parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Cultura que, por meio de repasse financeiro, permite a contratação dos professores e materiais esportivos para as atividades de futebol e capoeira adaptados.

A meta do Centro Esportivo é melhorar ainda mais sua capacidade pedagógica de atuar com pessoas com deficiência, seja no esporte educacional ou mesmo no chamado esporte de rendimento, com diversas modalidades, em diversos públicos e instituições. Por isso a importância de parcerias com profissionais, pesquisadores e corpo técnico para fortalecer a formação profissional de sua equipe.

Portanto, o CEME também participará do curso oferecido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, viabilizado pela parceria entre UFSCar, UNICEP e Centro de Formação dos Profissionais da Educação/CeFPE S. Carlos, com foco em metodologias para atividades físicas e esportivas para pessoas com deficiência (com as modalidades Goalball, Atletismo, Voleibol Sentado, Bocha), previsto para o segundo semestre de 2019.

O próximo passo é estreitar a parceria com a equipe da professora Dr. Fátima Elisabeth Denari – e seus parceiros institucionais – para ações de formação continuada com a equipe do CEME.

Leia Também

Últimas Notícias