Menu
sábado, 27 de fevereiro de 2021
Esportes

Messi é condenado a 21 meses de prisão por fraude fiscal

06 Jul 2016 - 12h47Por Angus Berwick e Emma Pinedo/Reuters
Lionel Messi e seu pai, Jorge, durante julgamento em Barcelona. Foto: Reuters/Alberto Estevez/Pool/Files - Lionel Messi e seu pai, Jorge, durante julgamento em Barcelona. Foto: Reuters/Alberto Estevez/Pool/Files -

O astro do Barcelona Lionel Messi foi condenado a 21 meses de prisão e multado em 2 milhões de euros por um tribunal de Barcelona por ser considerado culpado de três acusações de fraude fiscal, informou a corte em comunicado nesta quarta-feira.

O tribunal também condenou o pai do jogador argentino, Jorge, a 21 meses de prisão e multa de 1,5 milhão de euros pelos mesmos três crimes. No entanto, sob a lei espanhola, uma sentença de prisão inferior a 2 anos por crimes não violentos pode ser cumprida sob liberdade condicional, o que significa que Messi e seu pai provavelmente não irão para a prisão.

Além disso, cabe recurso contra a sentença junto à Suprema Corte da Espanha, segundo o comunicado do tribunal da cidade espanhola.

Messi, de 29 anos, e seu pai foram acusados pelas autoridades espanholas de terem fraudado 4,2 milhões de euros em impostos sonegados entre 2007 e 2009.

O tribunal descobriu que eles usaram uma rede de empresas para sonegar impostos de renda sobre ganhos de direitos de imagem do jogador.

Messi, cinco vezes eleito o melhor jogador do mundo, disse durante o julgamento que não tinha conhecimento dos acordos financeiros e que seu pai tinha controle sobre todos os assuntos econômicos de sua carreira. O tribunal informou que isso não é suficiente para que ele evitar as denúncias.

Messi e seu pai já pagaram 5 milhões de euros às autoridades fiscais como uma medida "corretiva" após o início das investigações formais.

O jogador é o 10° na lista da revista Forbes dos atletas mais bem pagos da década passada, com uma renda estimada em 350 milhões de dólares no período.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias