sábado, 20 de abril de 2024
Esportes

Mau tempo e cancelamento de voos não prejudicam o Pré-Mundial de Balonismo

24 Jul 2013 - 11h46
0 - 0 -

A neblina e o vento foram os responsáveis por mais um cancelamento de voo do Pré-Mundial de Balonismo que está sendo disputado em São Carlos. O voo marcado para a manhã desta quarta-feira (24) sairia do Aerodromo do Broa, porém o forte vento fez com que os diretores de prova cancelassem a decolagem.

Leonel Brites. (Foto: Tiago da Mata / SCA)De acordo com Leonel Brites, presidente da Confederação Aerodesportiva Brasileira (CAB), os cancelamentos de voos não prejudicam o campeonato.

"É sempre ruim cancelar voos, o ideal é você ter o maior número de voos possíveis, pois da quantidade de provas é que você pode tirar o melhor piloto. É sempre ruim, hoje, por exemplo, perdemos duas provas com o cancelamento, mas isso não invalida e não atrasa o campeonato, espero que continue e que dê ainda um bom número de provas", afirmou ele.

Ele explica ainda que para validar um campeonato é obrigatório ter dois voos e no mínimo três provas, números que este campeonato já tem. Até o momento foram realizados dois voos com um total de cinco provas.

Quanto à realização do Mundial de Balonismo neste mesmo período em 2014, Brites afirma que não deverá ter as datas alteradas devido ao tempo. "Creio que deve ser mantida a data, isso que está acontecendo hoje é absolutamente atípico, que nos últimos 30 anos não acontecia este tipo de clima. Aconteceu, lamenta-se, mas ainda bem que foi este ano e não o ano que vem", explicou ele.  

Flávio Oliva. (Foto: Tiago da Mata / SCA)Possivelmente, de acordo com Flávio Oliva, vice-presidente da América do Sul da Fédération Aéronautique Internacionale (FAI) e vice-presidente da Comissão Aerodesportiva Brasileira (CAB), não teremos voos nesta quarta-feira, sendo retomados amanhã quando a previsão é de tempo melhor para a decolagem, voo e pouso dos balões.

"Não há prejuízos, o calendário é feito com uma semana já prevendo dias sem voos, com três provas você valida o campeonato. Hoje o motivo do cancelamento é que o vento está acima das condições para voos de balão. Eu acredito que a tarde também não teremos, a visibilidade melhorou, mas o problema maior é o vento que está muito acima da qualidade ideal. Temos ainda a possibilidade de cinco provas, com voos amanhã, na sexta-feira e se precisar um voo no sábado de manhã", afirmou Oliva.

Leia Também

Últimas Notícias