sexta, 29 de março de 2024
Esportes

Libertadores: Com três títulos desde 2000, três paulistas marcam presença na edição 2018

26 Fev 2018 - 13h17Por Redação
Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians/Divulgação - Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians/Divulgação -

A bola rola para os times paulistas na Copa Libertadores de 2018 a partir desta quarta-feira, 28, e o Estado marca presença em mais uma edição. Desde 2000, somente em um ano a competição mais importante do continente não contou com um representante bandeirante. Em 2018, Corinthians, Palmeiras e Santos buscam o título continental.

O Estado de São Paulo marcou presença em todas edições neste período, com a exceção de 2013. Foram três títulos para os paulistas - conquistados por São Paulo, Santos e Corinthians - e outros quatro vice-campeonatos entre Palmeiras, São Caetano, o Alvinegro Praiano e a equipe do Morumbi.

Com esta quantidade de troféus levantados recentemente, iguala países como Colômbia e Paraguai, que conquistaram três cada desde o início da competição, e supera outros como Chile e Equador (ambos com um) e México (nenhum). Com oito no total, os paulistas também têm a mesma quantidade que o Uruguai, que dominou o cenário sul-americano em meados do século XX ao lado dos argentinos.

Neste intervalo de tempo, São Paulo e Corinthians foram os clubes que mais marcaram presença na Libertadores, com 10 participações. Em seguida, Palmeiras e Santos empatados com nove. O São Caetano participou em três oportunidades, enquanto Paulista e Santo André marcaram presença em uma edição cada.

Desde a primeira edição realizada, em 1960, o Estado teve representante em 42 das 58 edições, ou 70% delas. No topo do cenário nacional, o Tricolor e os alviverdes estão empatados com 18 participações e igualados com o Grêmio. Corinthians (14), Santos (14) e Guarani (3) completam a lista, além dos já citados São Caetano (3), Paulista (1) e Santo André (1). (futebolpaulista.com.br)

Leia Também

Últimas Notícias