quinta, 25 de abril de 2024
Natação ACD

LCN/Aquário visa medalhas no Circuito Nacional Paralímpico

Equipe são-carlense estará presentada por três nadadores e meta é estar no pódio e manter sequência de bons resultados

08 Jun 2018 - 12h53Por Marcos Escrivani
Mitcho e Elton conversam: perspectiva de medalhas na primeira etapa do nacional de natação ACD - Crédito: Marcos EscrivaniMitcho e Elton conversam: perspectiva de medalhas na primeira etapa do nacional de natação ACD - Crédito: Marcos Escrivani

Vai começar o Circuito Loterias Caixa de Natação Paralímpica, competição nacional que vai definir os campeões brasileiros ACDs em suas respectivas categorias. Neste sábado, 9 e domingo, 10, na piscina do Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, acontece a primeira etapa do campeonato brasileiro e São Carlos será representada pela LCN/Aquário Fitness com três nadadores.

O experiente Elton Joaquim de Souza, na categoria S3, José Ronaldo da Silva (S2) e Gabriel Purgato (S14).

É a quarta participação de Elton no torneio e estará presente nos 50m, 100m e 200m livres e 50m costas; Ronaldo disputa os 50m livre e 50m costas e Gabriel compete nos 100m livres.

Durante a semana o técnico Mitcho Bianchi ultimou os preparativos e disse que os treinos foram marcados por ansiedade e uma certa dose de nervosismo.

Ciente que cada nadador tem um perfil, o treinador deixou claro que o time são-carlense está bem preparado. Contudo salientou que a maior responsabilidade recaiu sobre Elton Souza, pela experiência acumulada ao longo das últimas temporadas. “Por três anos seguidos ele conquistou títulos nacionais. Ele conhece os adversários, bem como os oponentes conhece ele. Acredito que as provas serão muito disputadas e Elton terá que buscar algo mais. Mas acredito que ele irá disputar medalhas nas quatro provas onde estará presente. Nos 50m costas tem chances de buscar o ouro”, pontuou.

Para Mitcho, Ronaldo tem condições de lutar por pódio, uma vez que já disputou uma etapa em 2017, enquanto que Gabriel é o estreante e irá para adquirir experiência e aprender a disputar provas nacionais.

“Contudo, repito. O trio está muito bem preparado e vão realizar um excelente papel. Confio e acredito no potencial dos meus atletas”, enfatizou Mitcho.

PRESSÃO

Elton Souza é o mais experiente. Tem quatro anos de Circuito Nacional, conquistou títulos, não se sente pressionado. Admite responsabilidades, mas salienta que deixou de ser um exemplo.

“Hoje temos uma equipe, com vários atletas. Admito que cheguei a ser um espelho, mas hoje temos um grupo competitivo”, afirmou. “Acredito que tenho o dever de manter minha autoestima e estar entre os melhores. Mas sem pressão”, emendou.

Elton afirmou que pretende continuar entre os melhores. Contudo diz que a semana foi de “friozinho” no estômago e muita ansiedade. “Tenho que estar pronto para este desafio. E vou em busca de medalhas e buscar títulos”, finalizou Elton.

A LCN/Aquário Fitness tem a parceria da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) e Fundação Educacional São Carlos (Fesc).

Leia Também

Últimas Notícias