sexta, 19 de abril de 2024
Com reforços

João Batista promete Águia equilibrada para surpreender o Rio Branco

Jogo no estádio Luisão é decisivo para que o São Carlos busque os três pontos e mantenham boas as chances de classificação

22 Set 2021 - 07h34Por Marcos Escrivani
João Batista: “A gente precisa ter equilíbrio, cuidado e sabemos que precisamos fazer o resultado” - Crédito: Brendow Felipe/São Carlos FCJoão Batista: “A gente precisa ter equilíbrio, cuidado e sabemos que precisamos fazer o resultado” - Crédito: Brendow Felipe/São Carlos FC

O estádio municipal Professor Luís Augusto de Oliveira será palco de um jogo de “vida ou morte” para o São Carlos. A partir das 15h desta quarta-feira, 22, joga o futuro no Campeonato Paulista da Série B, quando recebe a visita do Rio Branco de Americana. O encontro vale pela nona rodada da fase de classificação.

Líder do grupo 3, com 17 pontos, o Rio Branco vem com moral, já que está invicto a sete jogos. Já a Águia, em quarto lugar, com 11 pontos, estaria eliminada da segunda fase se o torneio terminasse hoje. Porém tem ainda mais dois compromissos pela fase qualificatória e o técnico João Batista aposta todas suas fichas em duas vitórias e a conquista de seis pontos.

Para tanto terá reforços. Recuperado de lesão, o lateral direito Mikael está de volta. O lateral esquerdo Jefferson, regularizado na FPF, também pode jogar. O volante Hudson sentiu dores no joelho e é dúvida.

Com todas essas opções, João Batista disse que a meta contra o Rio Branco é armar uma equipe equilibrada e inteligente e dosar cautela e jogadas ofensivas para surpreender o adversário ao longo dos 90 minutos.

“A partida é decisiva e fundamental para o São Carlos. Temos a chance de buscar os três pontos, mas com calma e inteligência. Sem atropelos. Temos que vencer e vamos em busca deste resultado”, assegurou.

“PRECISAMOS PONTUAR”

São Carlos Agora - Em 4º no grupo 3, com 11 pontos e encarar em casa o líder Rio Branco. Como é definida esta partida?

João Batista - A preocupação é sempre pelo resultado. A gente está fora da zona de classificação e precisamos pontuar. Temos mais duas decisões pela frente e a mais importante é essa primeira contra o Rio Branco, pois esse jogo define nossa situação na competição. A gente tem que trabalhar, procurar jogar bem, criar possibilidades e conseguir o resultado. Tem que construir essa possibilidade. É um jogo difícil contra o líder, mas estamos jogando em casa e a equipe, apesar das dificuldades, vem evoluindo e nós precisamos reunir forças para que a gente possa fazer um bom jogo e o mais importante que é conseguir o resultado.

SCA - O São Carlos joga pela vitória. Isso pode atrapalhar o rendimento dos jogadores devido a necessidade do resultado?

João Batista - Na verdade, todos os jogos você sempre joga pelo resultado, sempre precisa ganhar, não tem como ser diferente e a gente já tem a consciência disso. Temos preparado bastante em relação a isso, mas claro que tanto diante da Itapirense quanto contra o São-carlense o objetivo sempre foi a vitória e infelizmente encontramos muitas dificuldades até pelo desgaste. Nossa equipe atropelou algumas etapas desde o início. Eu não estava, mas sempre atropelou por ter sido uma equipe montada às pressas e não teve tempo hábil para que pudesse desenvolver todas as questões para ter um pouco de tranquilidade agora. É tudo muito igual e equilibrado, o Rio Branco teve um investimento maior, mas que também vinha com dificuldades grandes e depois de uma sequência de duas vitórias abriu uma margem de pontos. Nós também podemos chegar a 17 pontos, com duas vitórias, nessas duas partidas e se classificar em uma situação boa, mas sei que a dificuldade é grande, porém o objetivo é ganhar os dois jogos para que a gente possa fazer uma pontuação que nos dê a possibilidade de passar de fase.

SCA - Por ter pela frente um adversário qualificado e favorito ao acesso a Série A-3, vai montar um esquema mais cauteloso? Vai buscar atacar com inteligência e ter um time equilibrado?

João Batista - Exatamente. São as palavras que temos trabalhado. A gente precisa ter equilíbrio, cuidado e sabemos que precisamos fazer o resultado. Estamos jogando contra uma equipe qualificada, líder do grupo. Precisamos ser cautelosos, pois precisamos criar possibilidades sem se desguarnecer e para isso é preciso ter um equilíbrio muito grande principalmente entre os setores. Desde de que cheguei venho batendo na mesma tecla que estamos com dificuldade de compactação e precisamos melhorar para evitar maiores problemas atrás. Também temos que melhorar mais nas bolas paradas. Temos treinado isso, mas o desgaste não nos deixa intensificar, dar mais volume, porém temos orientado bastante. A gente vem conversando e pedindo para cometer menos faltas, apesar da velocidade dos adversários, já que muitas equipes vivem das faltas. Contra o São-carlense, por exemplo, eles jogavam as bolas na área sempre que sofriam faltas em determinadas faixas do campo. Faz parte do jogo. Precisamos jogar com inteligência, pois temos 90 minutos para buscar o resultado. Sabemos que a vitória é de suma importância.

SCA - A meta do São Carlos é ficar no G3 ou tentar a vaga com a quarta melhor campanha desta fase na Série B?

João Batista - Ainda temos seis pontos para disputar, podemos ganhar os dois jogos e o pensamento é classificar entre os três melhores do grupo somando o maior número de pontos para que a gente buscar a vaga como melhor quarto colocado, caso precise. Hoje estamos em segundo, atrás do Catanduva. Uma vitória diante do Rio Branco leva a gente para 14 pontos e seguimos na frente das equipes que tem 10 ou 11 pontos, mas o objetivo principal é tentar estar entre os três.

SCA - Na sua opinião, qual é o melhor antídoto para enfrentar um adversário que tem mostrado força no grupo 3?

João Batista - O Rio Branco teve um início complicado também. No primeiro turno tivemos um pênalti e se a gente não perde o resultado poderia ter sido diferente. A equipe deles também sentiu a falta de ritmo de competição assim como todas as outras equipes e nas três últimas rodadas conseguiu os resultados. É um time que tem força, mas como disse anteriormente é uma competição equilibrada. Hoje eles estão classificados, mas eles também têm dificuldades em alguns aspectos como vimos no jogo diante o São-carlense. A gente tem que se concentrar ao máximo, focar bem no jogo e descansar bem para estar em condições boas já que o desgaste tem sido um grande adversário da nossa equipe. Sabemos que qualquer resultado que não seja a vitória pode nos afastar da classificação e a gente está trabalhando em função disso. Esperamos fazer um bom jogo, somar esses três pontos e depois da rodada começar a fazer as contas para ver qual situação vamos estar.

Leia Também

Últimas Notícias