quinta, 28 de março de 2024
Esportes

Grupo de Estatística da UFSCar e da USP prevê seleção campeã da Copa

11 Jun 2014 - 17h31Por UFScar

Qual a chance do Brasil ser campeão? Que seleção o Brasil enfrentará na segunda fase? Qual o adversário com mais chances? Às vésperas da Copa do Mundo, que têm início dia 12 de junho, um site criado por pesquisadores da UFSCar e da Universidade de São Paulo (USP) usa técnicas da Estatística para disponibilizar probabilidades de resultados para todos os jogos da primeira fase, além das probabilidades de cada equipe avançar para as fases seguintes e de classificação para cada grupo.

Intitulado Previsão Esportiva, o site foi criado pelo Grupo de Modelagem Estatística no Esporte (GMEE), vinculado ao Centro de Estudos do Risco (CER) da UFSCar e ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP. De um ponto de vista probabilístico, no qual as incertezas associadas são mensuradas de forma coerente, o modelo adotado considera informações subjetivas obtidas por meio de um consenso entre experts, informações objetivas como o ranking FIFA e os placares observados durante a competição.

Segundo Luís Ernesto Bueno Salasar, professor do Departamento de Estatística (DEs) da UFSCar e um dos coordenadores do grupo, é utilizado um modelo estatístico que agrupa a informação contidas em 18 sites de apostas a respeito dos jogos da primeira fase. "Com estas informações é possível estimar as qualidades de ataque e defesa dos times envolvidos na competição e estimar as chances de cada uma das equipes avançar na disputa", conta o pesquisador que atua no projeto juntamente com os professores da USP São Carlos Adriano Kamimura e Francisco Louzada, além do professor Danilo Lopes, também do DEs da UFSCar.

O coordenador comenta que existem alguns outros sites de previsão disponíveis, mas no Brasil são poucos. "Basicamente, o que diferencia um site do outro é o modelo estatístico adotado e a maneira como as previsões são disponibilizadas. No nosso caso, temos uma seção inovadora na nossa homepage que permite a interação do internauta com nossa modelagem. No link 'Sua Previsão', o internauta pode incluir suas opiniões e visualizar as chances das equipes para a segunda fase da competição".

O CER foi criado na UFSCar em 2004 como um laboratório de pesquisa do DEs. Atualmente a unidade possui uma parceria com ICMC-USP. Seu objetivo principal é agregar pesquisadores envolvidos no estudo, proposição de procedimentos estatísticos e análise de dados de risco. Informações sobre o Centro podem ser acessadas em http://grupocer.org. Já o GMEE é composto por dois professores da USP, três da UFSCar e um do SENAI, além de oito alunos de graduação e dois de pós-graduação. "Especificamente, o site Previsão Esportiva foi criado em 2011, embora o grupo exista desde 2006 quando realizamos nossa primeira previsão sobre a Copa da Alemanha daquele ano. De lá para cá, já fizemos as previsões para a Copa de 2010 e agora a de 2014. A ideia da formação do grupo surgiu quando eu e um colega, Adriano Kamimura, fazíamos mestrado na UFSCar e o professor Francisco Louzada nos fez a proposta de prever os resultados daquele campeonato", lembra Salasar.

Na Copa passada o grupo acertou a previsão: Espanha estaria na final com a Holanda e seria campeã. Para esta copa, o grupo prevê Brasil e Argentina na final e a seleção brasileira como campeã. "Esperamos que esta iniciativa sirva para ilustrar o potencial que a Estatística tem para lidar com problemas nas mais diversas áreas do conhecimento, e que seja um incentivo para que estudantes se interessem pelo curso de Estatística", finaliza o pesquisador.

Copa do Mundo na UFSCar

Uma outra iniciativa da UFSCar relacionada a Copa do Mundo foi a II Copa do Mundo UFSCar de Futebol de Botão, que aconteceu nos dias 5 e 6 de junho. Participaram da disputa 32 competidores que representaram todas as seleções participantes da Copa do Mundo FIFA. Após os dois dias de jogos, Fábio Zucollotto, que jogou representando os Estados Unidos, ganhou a competição, quando venceu Erik Mark, que jogava pela Espanha, por 2 a 0. Em terceiro lugar ficou Caio Pereira Cotta, que representou a Itália, enquanto Fábio Manzini, que jogou com a Rússia, alcançou a quarta colocação. Todos os competidores receberam medalha de participação do torneio, com medalhas diferenciadas para o segundo e terceiro colocados e troféu para o campeão. A competição de Futebol de Botão foi realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas dos Aspectos Pedagógicos e Sociais do Futebol, o ProFut, coordenado pelo professor Osmar Moreira de Souza Júnior, do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da UFSCar.

Leia Também

Últimas Notícias