quinta, 28 de março de 2024
Esportes

Grêmio sub19 empata e não consegue classificação em Caieiras; sub16 aguarda definição

15 Nov 2017 - 23h43Por Gustavo Curvelo (colaborador)
Time sub16 do Lobão enfrentou o Raça no Chico Preto, mas a partida não terminou. Foto: Gustavo Curvelo/Divulgação - Time sub16 do Lobão enfrentou o Raça no Chico Preto, mas a partida não terminou. Foto: Gustavo Curvelo/Divulgação -

As categorias de base do Grêmio Sãocarlense passaram por momentos inusitados e indigestos nesta quarta-feira, 15. Único clube presente com suas duas equipes na semifinal da Taça Paulista, o Lobão amargou uma eliminação sofrida em Caieiras e aguarda um posicionamento quanto ao duelo sub16 em São Carlos, contra o Raça de Hortolândia, que não terminou.

No campo Chico Preto, no Jardim Santa Felícia e diante de um primeiro tempo atípico, o time gremista mais novo, que é comandado pelo treinador Valdir Robles, foi surpreendido no início e saiu perdendo por dois gols. Paulo inaugurou o marcador aos 15 minutos em bela cobrança de falta, e Papagaio, de pênalti, aumentou a vantagem aos 30 minutos para os hortolandenses.

Com dez atletas em campo por conta da expulsão do goleiro Fabio, o Grêmio buscou a reviravolta e diminuiu a dois minutos do final da primeira parte, com Rychard aproveitando rebote do goleiro em cobrança de falta.

Na volta do intervalo, o Lobão partiu para o ataque e empatou com Victor Hugo aos 14 minutos. Entretanto, logo após a comemoração do tento de empate, atletas das duas equipes se desentenderam e, depois de alguns minutos de paralização, o árbitro Marcos Roberto Boiane encerrou a partida alegando questões de segurança - apesar dos oito guardas e policiais presentes no local.

De acordo com o Regulamento Geral de Competições da Liga de Futebol Nacional e baseado no critério de que a agremiação com melhor campanha classifica-se com o empate, o Grêmio Sãocarlense deve ficar com a vaga na decisão. O dispositivo se encontra presente no Inciso 6º do Artigo 30, que diz que "nas Categorias, sub12, sub14 e sub16, a partida será encerrada antecipadamente se paralisada após os 10 (dez) minutos do segundo tempo, tendo em vista o tempo de jogo diferenciado". O Inciso 4º do mesmo artigo, no entanto, menciona que, no encerramento antecipado, mantem-se o "resultado do momento, caso não haja infração a ser analisada pela TJD", o que faz com que o time de São Carlos aguarde a resolução oficial para celebrar sua classificação e enfrentar o Jalesense, que passou pelo Corinthians de Presidente Prudente por 4 a 1.

POR MUITO POUCO
Também baseado no regulamento, o sub19 gremista acabou sendo eliminado. Em Caieiras, mais precisamente no Estádio Carlos Ferracini, a equipe do treinador Jonathas Mendes fez um bom jogo e pressionou o time da casa durante todo o segundo tempo, mas não conseguiu ir à rede e ficou no empate sem gols.

Desta forma, o Caieiras apoiou-se no Inciso 1º do Artigo 9 do regulamento específico do torneio, que indica a classificação à equipe "com melhor campanha na somatória de todas as fases da competição" para qualificar-se à final.

O Grêmio Sãocarlense despede-se com um retrospecto de dez partidas disputadas, obtendo seis vitórias, três empates e apenas uma derrota.

Leia Também

Últimas Notícias