terça, 16 de abril de 2024
Série B

Grêmio está a quatro jogos do "paraíso"

Restam as quartas de final e a semifinal. Caso o Lobo passe por ambas as fases no Paulista, estará na A3 em 2023

11 Ago 2022 - 09h13Por Marcos Escrivani
Comissão técnica e jogadores, nos vestiários, logo após a vitória em cima do Manthiqueira: comemoração pela vaga e vitória - Crédito: DivulgaçãoComissão técnica e jogadores, nos vestiários, logo após a vitória em cima do Manthiqueira: comemoração pela vaga e vitória - Crédito: Divulgação

Uma canção da banda Blitz se aplica bem ao Grêmio São-carlense nesta reta final do Campeonato Paulista da Série B. O famoso conjunto brasileiro que encantou multidões, lançou uma melodia tendo como vocalista Evandro Mesquita que deve estar ecoando nos bastidores. Trata-se do rock “A Dois Passos do Paraíso”.

No caso gremista, muda-se apenas uma palavra, já que o time são-carlense estaria “a quatro passos do paraíso”, ou seja: o acesso para a Série A3 do Campeonato Paulista.

A façanha nunca esteve tão próxima. Basta superar dois obstáculos e o clube irá comemorar o acesso. São as quartas de final e a semifinal, em jogos de ida de volta.

O primeiro obstáculo é o Internacional de Bebedouro. O primeiro jogo será neste sábado, 14, às 15h, no estádio municipal Sócrates Stamato. A partida de volta, acontece dia 21, às 16h, no estádio municipal Professor Luís Augusto de Oliveira, liberado após interdição da FPF devido ao péssimo estado do gramado.

Ainda como aliado, por ter a segunda melhor campanha de todo o campeonato, o Lobo poderá jogar ainda por dois resultados iguais (dois empates ou vitória e derrota pelo mesmo saldo de gols).

A decisiva semana de trabalhos teve início para todo o elenco, sob o comando do técnico Marcus Vinícius que não esconde o otimismo, uma certa dose de ansiedade, mas uma concentração ímpar para estes primeiros dois jogos.

Em uma entrevista exclusiva ao São Carlos Agora ele salientou que a meta é de fato o acesso a Série A3. Porém, comedido, não quer pensar em semifinal ou uma hipotética finalíssima da Bezinha.

Afirmou que a sua preocupação é preparar tática, técnica e mentalmente todos os seus atletas, já que a partir de agora as duas fases de grupo deixaram de existir e o campeonato se baseia no mata-mata e o foco e a concentração tem que ser redobrada para que o sonho seja concretizado de forma positiva.

A ENTREVISTA

São Carlos Agora - O Grêmio está a quatro jogos do “paraíso”. Qual a sensação que fica para a comissão técnica e jogadores? Por que?

Marcus Vinícius - É sensação muita boa, mas somo sábios que para ter os outros dois precisamos primeiro fazer bons jogos nessas quartas de final e buscar a classificação. Então nosso foco está direcionado somente a esses dois próximos jogos que serão dois jogos duros contra o Inter de Bebedouro.

SCA - Em 16 jogos, 13 de invencibilidade. Essa sequência de vitórias e empates influiu como no rendimento do time nas duas primeiras fases?

Marcus Vinícius - É uma sequência importante, onde acaba te trazendo um confiança para entrarmos nessas quartas de final com os jogos sendo ainda mais difíceis

SCA - A meta era de fato uma campanha assim ou esperava mais pedras no caminho até as quartas de final?

Marcus Vinícius - As nossas metas internas sempre foram audaciosas com muita humildade e respeito a todos os adversários. Importante que nossos atletas entenderam e compraram a ideia e tem se aplicado muito para conquista-las. Claro isso faz parte também de uma continuidade que sempre falamos desde que chegamos.

SCA - Das três equipes classificadas do grupo 7 (CAT, Grêmio e XV de Jaú), duas avançaram para as quartas. Como você define as equipes da primeira fase?

Marcus Vinícius – Na nossa região as equipes são muitos equilibradas e não foi diferente este ano. O nível de competitividade é muito alto.

SCA - Na segunda fase, mais três obstáculos. Você considerou os adversários o mesmo nível técnico ou achou eles mais difíceis?

Marcus Vinícius - Claro que cada fase que se avança o nível vai subindo e nos ajudou ter saído de uma primeira fase onde os jogos foram muito duros e nos deu grande bagagem para que fizemos uma segunda fase sólida.

SCA - A partir de agora, restam quatro jogos até o acesso. Mas o sistema será eliminatório. Pretende manter o esquema de jogo ou poderá variar devido a nova fórmula de disputa. Por que?

Marcus Vinícius - O nosso foco está somente nesses dois jogos das quartas, para que possamos alcançar a semifinal. Nosso modelo não mudará, mas algumas adaptações táticas e técnicas é natural se fazer devido aquilo que cada jogo vai nos apresentar.

SCA - Como define o Internacional de Bebedouro, o próximo adversário? Quais suas virtudes e quais os pontos fracos?

Marcus Vinícius - Equipe extremamente competitiva, com uma transição ofensiva muita rápida. Estamos trabalhando muito para neutralizar esses pontos e fazer fluir nosso jogo.

SCA - O segundo jogo será em casa. O que isso ajuda a equipe são-carlense nestas fases?

Marcus Vinícius - Importante você decidir em casa, onde já conhece seu campo, o ambiente. Somos a melhor equipe da competição como mandante e isso prova o quão somos fortes dentro de casa. Aproveito para deixar aqui o convite ao nosso torcedor para que possa comparecer no Luisão, e nos ajudar durante os 90 minutos em busca dessa classificação.

SCA - O fato do segundo jogo ser em casa e poder jogar por dois empates. É um fato que ajuda ou não pensa em atuar com o regulamento embaixo dos braços. Por que?

Marcus Vinícius - Nós não estamos pensamos na vantagem. Talvez essa vantagem possa valer somente no fim do segundo jogo, pois acredito que durante os dois jogos as duas equipes vão em busca da vitória.

SCA - O Grêmio tem a segunda melhor campanha (36 pontos) e perde apenas para o Grêmio Prudente (que soma 38 pontos). A meta, ainda é buscar ser o melhor?

Marcus Vinícius - Sim, buscamos essa colocação para que em caso avançarmos possamos continuar com a vantagem.

Leia Também

Últimas Notícias