quinta, 28 de março de 2024
Categoria de base

Grêmio disputará Paulista sub20 de olho na Copa São Paulo

Um grupo de 26 atletas irá trabalhar sob o comando do técnico Inácio que terá a função de formar atletas para o time profissional

28 Jun 2021 - 07h09Por Marcos Escrivani
Inácio durante orientação aos atletas sub20 antes o início dos treinos: foco e determinação - Crédito: Divulgação/Edu ImparatoInácio durante orientação aos atletas sub20 antes o início dos treinos: foco e determinação - Crédito: Divulgação/Edu Imparato

A equipe principal do Grêmio São-carlense se prepara para a estreia no Campeonato Paulista da Série B sob o comando do técnico Marcus Vinícius. As atividades são no centro de treinamento do clube.

Mas, paralelamente às atividades profissionais que são em formato de bolha, uma vez que a meta é trabalhar em segurança em época de pandemia da Covid-19, no intuito de evitar a propagação do novo coronavírus, o clube iniciou também os treinos da categoria sub20, que tem no comando o técnico Guilherme Inácio Chaves Silva, 28 anos, além de auxiliar técnico do profissional.

Inácio trabalha com um grupo de 26 atletas e a primeira competição é a disputa do Campeonato Paulista da categoria, que servirá como uma primeira etapa de atividades, já que o foco principal será a estreia do clube na Copa São Paulo, que deve retornar em janeiro, caso a pandemia esteja controlada no Estado de São Paulo. Porém a meta principal do sub20, segundo Inácio será revelar jogadores para a equipe profissional a curto prazo.

ENTREVISTA

Em uma entrevista exclusiva ao São Carlos Agora, Inácio fez uma breve apresentação do seu trabalho e discorreu sobre o estadual da categoria que começa no dia 5 de agosto e encerra-se no dia 22 de dezembro e terá a presença, a princípio, de 54 equipes.

São Carlos Agora - Com quantos jogadores irá trabalhar este ano e como você formou o grupo.

Guilherme Inácio Chaves Silva - A formatação visa um grupo de 26 atletas, sendo desses 4 goleiros. As ideias centrais do projeto se dá pela formação integral dos atletas, a construção de uma equipe competitiva com um jogo de qualidade (que se aproximem das nossas ideias de jogo/modelo de clube) e a inserção e valorização dos atletas do contexto de São Carlos, que no momento são oito atletas.

SCA - Quais são as aspirações do clube para este ano?

Inácio - A ligação entre formar e competir em alto nível, nos leva a almejar sim, coisas grandes no Campeonato Paulista Sub-20, porém, vivendo e construindo cada etapa, sendo um laboratório para um futuro próximo, em preparação a Copa São Paulo.

SCA - Qual sua experiência nesta função? Trabalhou em outros clubes?

Inácio - Atualmente estou finalizando o Mestrado em Futebol, pela Universidade Lusófona de Lisboa, Portugal, o qual vivenciei grandes experiências por oito meses e me proporcionou ter 50% da Licença B da Uefa. Além de estar cursando a Licença B da CBF. Por fim, sou profissional de Educação Física e pós-graduado em Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva.

Vivenciei desde 2014, trabalhando com as categorias sub-11, 12, 14, 15, 16, 17 e 20 na A. A. Francana, Arena Passos, Internacional Esporte Clube e Clube Oriental de Lisboa.

SCA - Como é um ano atípico, devido a Covid-19, quais os cuidados extras que você tem a frente do time?

Inácio - A conscientização parte da nossa filosofia de trabalho e clube, dos nossos princípios e valores, em que todos os atletas são testados antes de se apresentarem em nosso Centro de Treinamento, e, a partir disso, corroborando com o protocolo da Federação Paulista, todos ficam em protocolo de bolha, pensando num melhor controle e não disseminação do vírus em nosso ambiente.

SCA - Quantos times participarão este ano? Quando começa? Os jogos serão somente nos finais de semana?

Inácio - Foram confirmadas 54 equipes no Campeonato Paulista, com o início em 5 de agosto e término em 22 de dezembro. Os jogos serão todas as quintas-feiras, partindo dessa data de início. Com grupos de 6 equipes, porém, ainda não foram divulgados os grupos e a tabela.

SCA - Qual a fórmula de disputa?

Inácio - Quanto a fórmula de disputa, são 10 jogos na primeira fase, com as equipes se confrontando em turno e returno, classificando-se 3 de cada grupo e 5 melhores quartos colocados. Na segunda fase, as 32 equipes serão divididos em grupos de 4 equipes, passando as duas melhores de cada grupo. A partir da terceira fase, o formato se transforma para o sistema mata-mata.

Leia Também

Últimas Notícias