quinta, 18 de abril de 2024
Esportes

Grêmio Desportivo se filia à Federação Paulista de Futebol

30 Jan 2018 - 16h19Por Gustavo Curvelo (colaborador)
Clube de São Carlos confirmou seu retorno nesta terça-feira, 30, na sede da FPF. Foto: FPF/Divulgação - Clube de São Carlos confirmou seu retorno nesta terça-feira, 30, na sede da FPF. Foto: FPF/Divulgação -

Foram quase 14 anos, algumas tentativas em temporadas passadas e cerca de dois meses de negociação na investida derradeira para, enfim, o nome Grêmio Desportivo volta ao catálogo de clubes da Federação Paulista de Futebol (FPF). Substituindo o antigo CNPJ e a alcunha para Grêmio Desportivo Sãocarlense - alteração igualmente promovida nos últimos anos por equipes como Novorizontino e Catanduvense -, e pregando ainda pela profissionalização administrativa, mas preservando os demais elementos históricos, o Lobão Sorriso confirmou sua filiação nesta terça-feira (30), sendo também a mais nova agremiação de futebol profissional do país reconhecida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O ponto final da longa trajetória longe da entidade que rege oficialmente o futebol no Estado de São Paulo aconteceu na capital paulista, em encontro envolvendo representantes do departamento jurídico da FPF e o consultor administrativo Benedito Pinheiro, principal responsável pelas negociações financeiras e burocráticas do processo que se iniciou ainda em dezembro passado.

Empolgado com os resultados, Pinheiro agradeceu o empenho de todos os envolvidos no reestabelecimento gremista, creditando o êxito na filiação ao trabalho e dedicação de cada um dos colaboradores diretos e indiretos.

"Esta é uma etapa da história do Grêmio que me deixa bastante feliz, pois o reingresso na Federação representa o preenchimento de uma lacuna deixada no passado. Para que isso acontecesse, foi necessário um esforço muito grande de todos aqueles que estão comprometidos e que acreditaram no nosso projeto, pois, a partir do momento em que tivemos ciência das condições de filiação, conseguimos levantar toda a documentação exigida em cerca de 30 dias", enfatiza o consultor administrativo.

Internamente, a metodologia de trabalho leva o dirigente a acreditar que este novo período, que se inicia nas próximas semanas com o calendário de avaliações para atletas da cidade visando o Campeonato Paulista - Série B, tem reais condições de apresentar grandes conquistas no futuro, através da transparência administrativa e da valorização do ser humano.

"A entrada na Federação Paulista de Futebol nos estimula e nos incentiva a seguir fazendo o que colocamos em prática no último ano, ou seja, trabalhar com o respeito e a honestidade acima de todas as coisas. O Grêmio hoje não tem dívidas e está preparado para batalhar arduamente a fim de atender aos anseios de sua torcida e do esporte da cidade de São Carlos como um todo, sempre valorizando seus apoiadores e tratando os atletas e colaboradores como pessoas com personalidade e sentimentos, cumprindo integralmente com tudo o que for prometido", acrescenta Pinheiro.

Co-fundador do Grêmio Esportivo São-carlense em 1976 e fundador em 2016 do atual, só que agora Desportivo, o presidente Sérgio Antônio Piovesan salientou a grandeza do Lobão e comemorou a oportunidade da massa gremista poder voltar ao Estádio Municipal Prof. Luís Augusto de Oliveira "Luisão" para assistir aos jogos da equipe já em 2018, diante de um planejamento baseado nos pés no chão em todas as esferas.

"Estamos em um momento de afirmação definitiva do Grêmio, que é conhecido nacionalmente e tem uma história primorosa. Não prometeremos mundos e fundos a ninguém e vamos sempre trabalhar pensando na nossa torcida, em honrar os compromissos e, tão importante quanto, seguiremos defendendo a nossa cartilha de representar o munícipio de São Carlos com diretoria e atletas moradores daqui", disse o presidente.

Ele agradeceu também à Liga de Futebol Nacional pela oportunidade concedida de retornar às atividades nos últimos dois anos, período em que o Grêmio voltou ao futebol e galgou evoluções com o decorrer do tempo até o estágio atual.

"No começo de maio de 2016 o Grêmio não tinha nem 11 camisas pra entrar em campo e em dois anos não só conseguiu se estruturar como também retornar agora à Federação Paulista de Futebol. De toda forma, Gislaine Nunes [presidente da Liga de Futebol Nacional] merece os parabéns pela iniciativa que teve, mas nosso sonho sempre foi voltar à FPF, assim como era o sonho da nossa torcida, que agora poderá ver o clube de novo jogando campeonatos federados no Luisão", explana Piovesan.

DESAFIOS DO FUTURO
Na mesma linha de raciocínio, o diretor de futebol Rafael 'Faé' Simone lembra a importância da Liga de Futebol Nacional para o Grêmio Sãocarlense em seu recente desenvolvimento, ocorrido em competições promovidas pela entidade em 2016 e 2017.

"Ao longo de sua primeira trajetória, entre 1976 e 2004, o Grêmio construiu uma relação de carinho gigantesca com a cidade e isso não poderia ter parado ali. Na volta, em 2016, foi a Liga quem nos abriu as portas para montarmos a estrutura que temos hoje e podermos, no final de 2017, pleitear esta vaga permanente na Federação Paulista de Futebol, que felizmente deu certo. Hoje, não podemos dizer que estamos no ponto de partida, pois temos uma base Sub-17 e Sub-20 praticamente montada e uma filosofia de trabalho bem definida, concedendo oportunidade aos jogadores da cidade", ressalta o mandatário, reiterando o compromisso do clube em ostentar ao menos 75% de seu elenco com atletas moradores de São Carlos e região, agora registrados com o BID (Boletim Informativo Diário) da CBF.

Desta forma, as bases para 2018 já estão lançadas dentro e fora das quatro linhas, a começar por seguir cumprindo rigorosamente os compromissos financeiros e administrativos. "A gente sabe que o torcedor quer resultado e a cobrança será alta, mas vamos com cautela e de acordo com as nossas possibilidades, ainda mais agora que estamos na entidade mais alta do futebol paulista"

"Neste sentido, daremos ênfase às nossas categorias de base na formação dos elencos e usaremos, junto com o departamento de marketing, o programa sócio-torcedor "Lobão Sorriso" para aproximar o Grêmio ainda mais da cidade, com descontos em mais de 30 estabelecimentos conveniados e benefícios exclusivos nos jogos e produtos do clube", completa Faé.

A primeira ação do Grêmio na Federação Paulista de Futebol acontece já nesta terça-feira (30), participando do conselho arbitral do Campeonato Paulista - Série B, torneio que se inicia em 7 de abril. Além de disputar o profissional, o clube pretende colocar dois times de base para jogar o estadual em suas respectivas categorias de formação, também com ao menos 75% dos atletas da cidade e da região, com a definição da faixa etária programada para os próximos dias.

Leia Também

Últimas Notícias