quinta, 18 de abril de 2024
Genuinamente da terra

Grêmio dá oportunidade a São-carlenses na base e no profissional

Clube tem em suas fileiras nove jogadores no sub20 e outros dois no profissional; todos disputam o Campeonato Paulista

19 Ago 2021 - 08h35Por Marcos Escrivani
Grêmio é São-carlense até nos gramados: dá oportunidade para pratas da casa buscar espaço no futebol - Crédito: DivulgaçãoGrêmio é São-carlense até nos gramados: dá oportunidade para pratas da casa buscar espaço no futebol - Crédito: Divulgação

Não é só no nome. É literalmente... O Grêmio Desportivo não carrega o São-carlense somente no nome. Vai para o gramado. Ou seja: dá oportunidade para jovens talentos buscar espaço no futebol.

Tanto é que em suas fileiras, há onze jogadores que agregam qualidade e técnica e proporcionam opções para os técnicos Inácio e Marcus Vinícius. Tanto no time sub20 como no profissional.

São onze atletas que vestem a camisa tricolor do Lobo da Paulista. Nove deles já disputam o Campeonato Paulista sub20 e outros dois irão estrear neste sábado, 21, no Campeonato Paulista sub23, quando enfrentam o Rio Branco, no estádio Décio Vitta, em Americana.

As informações foram passadas ao São Carlos Agora por Eduardo Imparato, um dos gestores do clube são-carlense.

Segundo ele os atletas são provenientes do Jardim Zavaglia, Jardim Cruzeiro do Sul, Vila São José, Vila Jacobucci, Vila Isabel, Recreio dos Bandeirantes, entre outros e a filosofia do clube é resgatar a política do primeiro Grêmio São-carlense. Foram realizadas avaliações exclusivas para detectar talentos no município.

Em uma entrevista exclusiva, o portal ouviu Imparato, um dos atletas sub 20 (Pietro) e um profissional (Zé Augusto) que relataram a experiência de poder representar um clube que busca valorizar os “prata da casa”.

AS ENTREVISTAS

A primeira é com o gestor Edu Imparato, que respondeu a vários questionamentos:

São Carlos Agora: Qual a filosofia do clube em relação a dar oportunidades para atletas da cidade e também da região?

Imparato - Estamos tentando resgatar o que o Grêmio Esportivo São-carlense fazia, ao valorizar os atletas da cidade. Fizemos dez semanas de avaliações desde do começo do ano, sendo quatro delas exclusivas para atletas de São Carlos.

SCA - Esta oportunidade é atrelada a qualidade técnica de cada um?

Imparato – Sim, com certeza. Temos muitos jovens talentosos na cidade.

SCA - A perspectiva é a de fazer mais seletivas e buscar ainda mais possíveis talentos?

Imparato - Esse ano demos o primeiro passo com a categoria sub20. A ideia é no próximo ano lançarmos o sub15 e sub17, agregando assim mais atletas são-carlenses.

SCA - Dentro da política do Grêmio, existe a possibilidade de tentar ‘garimpar’ jogadores ainda mais jovens na região de São Carlos?

Imparato - Essa é a ideia, com a ativação das categorias menores.

SCA - Hoje, quem são os jogadores que já defendem o clube?

Imparato - Sub20

Gustavo Pagotto - goleiro 2003

Matheus Mazza - goleiro 2003

Leonardo Freitas - goleiro 2002

Pietro Theodoro - zagueiro 2002

Jesus Pedro - zagueiro 2001

Kayck Daniel - atacante 2003

Leonardo Poppi - meio campo 2002

Kaio Freitas Pereira - atacante - 2001

Marcio Jeriel - atacante 2001

Sub23

Orlando Andrade - lateral/meio campo

José Augusto - meio campo

SUB20

Pietro Theodoro, 18 anos, é um dos são-carlenses que estão na categoria sub20 e tem a oportunidade de buscar espaço no futebol profissional.

Em entrevista, ele contou quais são suas metas com a camisa gremista:

São Carlos Agora - Qual é sua meta defendendo o Grêmio?

Pietro - Fazer história no clube da minha cidade.

SCA - Acredita que poderá chegar ao profissionalismo? Por que?

Pietro- Sim, tenho trabalhado muito por isso aqui no Grêmio. Sempre temos a oportunidade de treinar com o pessoal do profissional. Eu vou continuar trabalhando muito no sub20 para alcançar minhas metas.

SCA - Sonha em dar uma vida melhor para sua família?

Pietro - Esse é o objetivo. Sempre sonhei em ser jogador profissional e treino todos os dias pensando nisso.

SCA - Foi sua primeira chance de ouro no futebol? Chegou ao clube de que maneira?

Pietro - Já tive uma oportunidade na equipe sub17 do São Carlos, porém acredito que agora é minha grande chance, devido ao tamanho do projeto e o que o Grêmio nos dá de estrutura. Cheguei ao clube pelas mãos do antigo treinador, Dedé Bernal e pelo professor Marcus Vinicius, inclusive fui gandula do profissional em 2020 e pude acompanhar a equipe.

SUB23

Zé Augusto já é profissional e vai defender o Grêmio no Campeonato Paulista. Porém é são-carlense de nascimento e busca atingir suas metas como jogador de futebol. Volante, é uma das apostas do clube na competição e em entrevista, conta um pouco do seu dia a dia.

São Carlos Agora Há quanto tempo joga? Passou por quais clubes?

Zé Augusto - Estou nessa batalha já faz um tempo. Comecei nas equipes menores do São Carlos e tive passagens pelo Santa Cruz, Atlético Goianiense e Votuporanguense, meu último clube. Inclusive é o que tenho contrato vigente.

SCA - O que levou a buscar uma vida melhor no futebol?

Zé Augusto - A perspectiva de dar uma vida melhor para minha familia

SCA - O que motivou a defender o Grêmio?

Zé Augusto - Apesar de já ter passado por grandes clubes, defender o clube da cidade onde você vive é um fator motivacional muito grande, além da responsabilidade.

SCA - O clube tem condições de sonhar com o acesso? Por que?

Zé Augusto - Sim, estamos fazendo um ótimo trabalho, temos uma excelente estrutura, profissionais muito competentes. Sabemos que financeiramente não podemos competir com alguns clubes, porém em campo são 11 x 11 e estamos prontos pra fazer história e levar o Grêmio São-carlense a Série A3 em 2022.

Leia Também

Últimas Notícias