sábado, 20 de abril de 2024
Esportes

Futsal feminino promete surpresas para 2018; serão cinco equipes da Asf

29 Jan 2018 - 08h38
Foto: Marcos Escrivani - Foto: Marcos Escrivani -

Representar bem São Carlos no futsal feminino e dar ênfase no fortalecimento das categorias de base. Este é o pensamento da comissão técnica das equipes da Asf que se preparam para os torneios da temporada 2018.

A afirmação foi da técnica Ana Cláudia Bianconi, 35 anos. Formada em Educação Física pela UFSCar, é membro do ProFut (grupo de estudos e pesquisas dos aspectos pedagógicos e sociais do futebol), além de ser especialista em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Corretivo Postural (TCP). Ambos pela UFSCar.

Animada ela afirmou em reportagem ao São Carlos Agora que a preocupação da Asf é dar atenção e respaldo para as atletas que estão em início de carreira. "Entendemos que a longo prazo, os resultados são surpreendentes. Dessa forma, participaremos de competições no sub13, sub15, sub17, sub18 e sub20", afirmou.

Segundo ela, nas categorias sub13, sub15 e sub17 as competições previstas são campeonatos municipais e o Regional de Futsal organizado pela Liga Ferreirense.

A técnica são-carlense informou ainda que 2018 será marcado por novidades nos campeonatos organizados pela Secretaria Estadual de Lazer e Juventude (Selj) no que se refere a idade limite para as competições que baixou um ano nas suas categorias. "Então teremos os Jogos Regionais da Juventude que seria sub19 e vem a ser sub18 neste ano e nos adequaremos para isso. E a Copa São Paulo de Futsal também organizada pela Selj, na categoria sub15", afirmou.

Ana Cláudia salientou ainda durante a entrevista que o sub13, destaque em 2017, com a conquista de vários títulos municipais e regionais neste ano necessitará de uma atenção especial. Várias atletas subiram de categoria a equipe irá precisar de novos talentos.

Já o sub15 este ano estará mais maduro, pois no ano passado 90% das meninas jogaram abaixo da idade e permanecem na categoria.

Com relação ao sub18 a expectativa é ser campeã da fase regional e classificar para final estadual dos Joguinhos. "As meninas que vem nesta categoria estão na sua maioria treinando desde os 14 anos e considero uma equipe bastante madura para a idade".

EM CASA

Poder disputar os Jogos Regionais em casa (São Carlos será sede) é uma grata surpresa para Ana Cláudia. "Por mais que seja legal viajar, alojar e viver os jogos em outra cidade, atuar em casa é muito bom, uma oportunidade para as meninas jogarem com torcida e tenho certeza que isso não faltará por aqui. Ainda mais com as "menores" podendo assistir aos jogos das "maiores" que neste ano também vem com idade diferente. Participaremos com o sub20 nos Regionais.

60 MENINAS

Com a presença das equipes sub13, sub15, sub17, sub18 e sub20, Ana Cláudia afirmou que a temporada deve ser desgastante. Mas sente recompensada ao poder atender aproximadamente 60 atletas. "As portas da Asf estão sempre abertas. Os treinos iniciam em fevereiro, logo após o Carnaval", garantiu.

Segundo ela, a primeira competição do ano será já com uma semana de treino no dia 25 de fevereiro, com a Copa Palmeiras de Futsal Feminino, que será realizada em Santa Gertrudes e dá acesso para uma segunda fase organizada em São Paulo. "Para isso será necessário chegar entre as 4 de 16 equipes que participarão do evento", pondrou.

"2018 será um ano de bastante trabalho e a meta é chegar na frente em todas as competições. Estar entre as três melhores equipes sempre. Acredito que nossas meninas tem muito potencial e tenho a certeza que vamos dar trabalho pra muita gente", prometeu.

Leia Também

Últimas Notícias