quinta, 25 de abril de 2024
Em 2019

Florentino será o comandante do Grêmio na Segunda Divisão

25 Out 2018 - 15h53Por Gustavo Curvelo/colaborador
Florentino comandará time profissional do Lobão na próxima temporada - Crédito: Gustavo Curvelo/DivulgaçãoFlorentino comandará time profissional do Lobão na próxima temporada - Crédito: Gustavo Curvelo/Divulgação

Os preparativos para o Campeonato Paulista da Segunda Divisão de profissionais já começaram no Grêmio Sãocarlense. Representante da cidade de São Carlos na competição, o Lobão anunciou a continuidade do vínculo com Anderson Florentino como treinador, em um processo planejado de estruturação da equipe visando uma boa campanha na temporada que se avizinha.

Florentino, de 47 anos, é morador de São Carlos e iniciou sua trajetória no futebol como atleta, defendendo clubes brasileiros como América/RJ, Bangu/RJ e Vitória/BA, entre outros. Posteriormente, migrou para a Europa e jogou por 12 anos em agremiações do porte dos franceses do Montpellier e dos portugueses de Beira-Mar de Aveiro, Rio Ave e Farense.

Depois de penduradas as chuteiras, fez ainda curso preparatório para ser treinador pela Federação Portuguesa de Futebol e pela Federação Espanhola de Futebol, comandado à beira do gramado os portugueses do Louletano antes de retornar ao Brasil e desenvolver trabalhos em Matonense, Rio Claro e América-RJ, entre outras atividades.

Pelo Lobão, ele já havia coordenado a equipe Sub-20 no último Campeonato Paulista da categoria, obtendo crescimento progressivo ao longo do torneio e acumulando três vitórias nos últimos quatro jogos. Agora, pelo time profissional, a ideia é fazer um trabalho pautado pelo planejamento e com tempo hábil, de modo a não sufocar a pré-temporada.

“Recebi este convite com felicidade e entusiasmo. Essa estruturação do Grêmio é um desafio muito grande e motivador, que dá continuidade ao que a gente fez com o Sub-20 e nos faz acreditar que o trabalho foi correto, até por conta deste reconhecimento da diretoria”, avalia Florentino.

O próprio Sub-20, inclusive, deve dar o pontapé inicial na montagem do time profissional. “É muito importante para o clube ter o time Sub-20, pois é esta categoria que vai alimentar o profissional e aqui não será diferente. Nas próximas semanas, alguns destes jogadores regressarão e veremos quais têm condições de jogar no time de cima, antes de buscarmos reforços e peças pontuais”, comenta.

Neste intuito, o plano de trabalho para a próxima temporada já começou a ser traçado, com princípios e objetivos bem definidos. “O que posso garantir é profissionalismo, dedicação e muita luta para tentar fazer com que o Grêmio suba de divisão. Não podemos prometer isso, mas vamos tentar fazer com que aconteça”

“Acredito também que começamos bem, pois iniciar o planejamento com antecedência é muito importante. Dentro das possibilidades, faremos de tudo para colocar o Grêmio no lugar que ele merece”, completa o treinador.

Juntamente com Florentino, também estão confirmados o preparador de goleiros Júlio César Cominotte e o mordomo Douglas Santos na comissão técnica – ambos moradores de São Carlos. O Lobão deve anunciar em breve mais informações quanto às atividades de dentro de campo, com previsão de início e chegada de atletas nas próximas semanas.

Leia Também

Últimas Notícias