quinta, 25 de abril de 2024
Jogos Regionais

Festa marca tetracampeonato da natação ACD; Ferraz diz que irá lutar por centro de esportes para paratletas

22 Jul 2019 - 07h11Por Redação
Festa marca tetracampeonato da natação ACD; Ferraz diz que irá lutar por centro de esportes para paratletas - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Show. Talvez essa palavra defina a participação da natação ACD LCN/Aquário Fitness (atletas com deficiência) de São Carlos nos 63º Jogos Regionais, edição que acontece desde o último dia 17 em Botucatu. A equipe masculina foi tetracampeã com 38 medalhas e a Feminina, com 19 medalhas, conseguiu o inédito segundo lugar. Superou o recorde da própria equipe, que em 2018 conquistou 51 medalhas. Este ano foram 57 pódios.

A comemoração não poderia ser diferente que não a "bagunça". No ônibus e no alojamento, os atletas e comissão técnica entraram gritando "é tetracampeão" e chamando a atenção dos atletas das demais modalidades. "Já virou tradição chegarmos gritando e comemorando o título e entregar o troféu para a cidade", comentou Mitcho Bianchi, técnico da equipe. "Agradecemos São Carlos pelo apoio, é um orgulho para nós que iniciamos o trabalho de natação, chegar a essa conquista", emendou.

O desempenho dos atletas da Natação ACD motivou o secretário de Esportes e Cultura de São Carlos, Edson Ferraz, que passou o domingo em Botucatu acompanhando algumas modalidades e participando das premiações, a anunciar a execução de um projeto para a construção de um Centro de Esportes, Lazer e Cultura para paratletas. "Vamos conversar com o prefeito Airton Garcia e tenho certeza que ele irá se sensibilizar e nos apoiar para trabalharmos neste sentido".

Dos esportes coletivos, outro destaque do dia foi a equipe de Karatê de São Carlos, vice-campeã no Feminino e no Masculino, com 17 medalhas ao todo. José Eduardo, o Fumaça, que foi Ouro no Kata Equipe, comemorou muito a vitória. "É a primeira vez que São Carlos vence Piracicaba nesta categoria. Foi uma batalha dura e uma vitória apertada, mas no final a glória veio para São Carlos".

Nicole Yonamine Mota, Ouro no Kata Individual e por Equipe, salientou que a competição tem um nível elevado e com muitos atletas. "Estou muito feliz por representar São Carlos", disse. Nicole é atual campeã pan-americana, 11 vezes sul-americana e está classificada para o Pan que começa no próximo dia 26 em Lima, Peru.

A dupla formada por Tiago Bravin e Lucas Lodi foi campeã do Vôlei de Praia na manhã deste domingo, 21, frente a dupla de Porto Ferreira. Foi uma partida muito equilibrada, com parciais de 18x15 e 18x16. "Enfrentamos duplas que jogam circuitos e que são consideradas favoritas ao título. Nossa participação foi acima da expectativa porque nosso objetivo era buscar medalhas", avaliou o técnico Antonio José dos Santos, o Dudão.

Na Ginástica Rítmica São Carlos disputou na categoria até 14 anos e garantiu o terceiro lugar. No Xadrez Masculino São Carlos já garantiu o segundo lugar ao vencer o Bariri por 2,5 x 1. A disputa final será nesta segunda (22). O Handebol Feminino e Masculino também já garantiu troféu de Prata com as vitórias deste domingo. As meninas ganharam de 35 x 3 de Agudos e os meninos venceram Lençois Paulista por 32 x 19.

Três modalidades deixaram a competição. O Futebol Masculino perdeu nos pênaltis para o time da casa, o Basquete Masculino foi eliminado por Lençóis Paulista por 62 x 54 e o Biribol perdeu para Bauru por 2 x 0.

PONTUAÇÃO

Na classificação parcial com os resultados de sábado (20), São Carlos aparece em segundo lugar com 36 pontos. Piracicaba está em primeiro com 40 e Botucatu mais distante, em terceiro, com 26 pontos. Além das competições neste domingo (21) ocorreu a votação para a escolha da próxima cidade sede. Disputavam o interesse Lençóis Paulista e Bauru, e Lençóis venceu pela maioria dos votos.

TROFÉUS

Campeão

Tênis F e M

Natação ACD

Vôlei de Praia M

Vice-campeão

Xadrez F

Taekwondo F

Basquete F

Natação ACD F

Karatê F e M

3º Colocado

1 Taekwondo M

1 Ginástica Rítmica

Total 12

Leia Também

Últimas Notícias