sexta, 29 de março de 2024
Esportes

Estado e Prefeitura realizam Congresso Técnico dos 82º Jogos Abertos

Foi dada a largada para a maior competição esportiva da América Latina, em número de atletas.

05 Nov 2018 - 19h06Por Da Assessoria de imprensa
Estado e Prefeitura realizam Congresso Técnico dos 82º Jogos Abertos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Carlos realizaram nessa segunda-feira, 5 de novembro, o Congresso Técnico dos 82º Jogos Abertos do Interior ‘Horácio Baby Barioni”. O encontro, na casa de eventos ‘Banana Brasil’, foi uma chamada aos representantes das 218 cidades participantes para fazerem em conjunto, e de forma pública, os sorteios e distribuições dos grupos e chaves por modalidade, categoria, sexo e divisão. Fizeram parte da mesa de abertura dos trabalhos, além do prefeito anfitrião, Airton Garcia, o chefe do Comitê Dirigente, Alexandre Couvilier de Oliveira, representando o Governo do Estado, Alexandre Marcus, coordenador de Esporte e Lazer da Secretaria Estadual, o secretário de Esportes e Lazer de São Carlos, Edson Ferraz, o diretor de Esportes de Rendimento e chefe do Comitê Organizador dos Jogos, Fabiano Lourenço, Maria Aparecida Forti Araújo, delegada Regional de Esporte de Araraquara e o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Marquinho Amaral.

Antes do começo das atividades do Congresso Técnico a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação, apresentou dois vídeos apresentando a cidade, suas praças esportivas e um pouco dos Jogos Regionais, realizados em julho.  Ainda foi aberto espaço para apresentar a mascote dos Jogos, a robozinha ‘Babi’, uma homenagem ao idealizador do torneio e também uma referência à vocação científica e tecnológica de São Carlos.

O chefe do Comitê Dirigente dos Jogos, Alexandre Couvilier de Oliveira, o professor Xandão, disse que o envolvimento de todos os agentes do Estado e da Prefeitura deve garantir o sucesso da edição. “É uma satisfação enorme estar aqui desempenhando mais essa missão e tenho absoluta certeza de que São Carlos irá, mais uma vez, dar mostras de todo o potencial que a cidade tem para eventos esportivos”.

Já o prefeito Airton Garcia lembrou a todos que “a cidade recebe cada um de braços abertos e que, além dos Jogos em si, o evento também fortalece uma economia que atravessa período de crise e isso ajudará muito os setores do comércio e serviços, onde serão beneficiados bares, restaurantes e hotéis”.

O secretário de Esportes e Lazer de São Carlos, Edson Ferraz, fez questão de agradecer a todos os funcionários da Prefeitura. “Um evento dessa dimensão sempre requer planejamento e união de esforços principalmente dos servidores das áreas de esporte, saúde, educação, segurança e comunicação. Afinal de contas, o que cada cidade participante quer é que sua delegação seja bem atendida e permaneça bem instalada durante a competição”.

O vereador Marquinho Amaral lembrou que em 1957, quando São Carlos também foi sede dos Jogos, o pai dele era presidente da Câmara. “Hoje, 61 anos depois, sou eu o vice-presidente da Casa Legislativa. É um motivo de orgulho e, ao mesmo tempo, de satisfação, já que todo o poder legislativo, em seu conjunto, sempre tem atendido às demandas do Executivo e, de forma especial, agora para os Jogos Abertos do Interior. Desejo que todos se sintam em casa e que tudo aconteça dentro da normalidade e do mais elevado espírito esportivo”.

Ao todo devem participar dessa 82ª edição mais de 15 mil atletas, 1.830 equipes e 560 árbitros. Serão 26 modalidades em 40 locais de provas. 69 escolas municipais e estaduais estão sendo adaptadas para alojamento das delegações e locais coletivos. Além de São Carlos, também haverá jogos e alojamentos nas cidades vizinhas de Ibaté e Descalvado. A competição será realizada de 14 a 24 de novembro e a abertura oficial será dia 14, às 20h, no Ginásio Milton Olaio Filho.

Leia Também

Últimas Notícias