quinta, 18 de abril de 2024
Esportes

Esporte em Discussão

01 Jul 2016 - 08h10Por Gustavo Curvelo (colaborador)
Foto: Arquivo/SCA - Foto: Arquivo/SCA -

PODER PÚBLICO

Alguns pontos chamam a atenção no cenário político municipal. Afinal, não bastassem os recentes conflitos envolvendo a Secretaria da Fazenda, as acusações de práticas ilícitas em gestões passadas e algumas "relevantíssimas" audiências públicas realizadas - não todas, é claro -, um novo capítulo ganha destaque agora na atual gestão, desta vez envolvendo a Secretaria de Esportes e Lazer.

ALTERNÂNCIA
Calma, amigo leitor, não é nada grave abrangendo o setor financeiro ou a administração como um todo, mas a possível troca de secretário (de novo?!). Explica-se: o PMDB, que lançou seu pré-candidato a prefeito, anunciou a ruptura com o mandato tucano e, consequentemente, o esforçado atual secretário da pasta, Ronaldo Pacheco, pode perder seu espaço por questões políticas.

AGORA VAI!
Se isto acontecer, Paulo Altomani terá que nomear o quinto secretário em cerca de três anos e meio de mandato. Anteriormente, passaram pelo cargo Zezão Favoretto, Marcelo Sangaletti e Antônio Rubens Ratti, sendo que o último, por ser pré-candidato a vereador, precisou desligar-se por conta da obrigatoriedade imposta na legislação.

RECORDEMOS
Vale lembrar que o orçamento anual da secretaria gira em torno de R$ 1,5 mi, até por uma questão de prioridades. Alguns eventos, inclusive, são de caráter obrigatório, logo o valor disponível para a fomentação de projetos é em tese ainda menor.

DEMOROU PRA MUDAR
Sobre mudança, quem precisava rever seus conceitos é a Federação Paulista de Futebol (FPF). Nesta semana, a entidade começou a promover algumas alterações no que diz respeito à Copa Paulista, competição habitualmente disputada no segundo semestre por equipes sem calendário das Séries A1, A2 e A3 ao término do estadual, inclusive o São Carlos FC.

MELHOROU
Ao contrário das últimas edições, a entidade não disponibilizará apenas ao campeão o direito de participar da Copa do Brasil, mas o campeonato fornecerá também uma vaga no Campeonato Brasileiro Série D de 2017. Assim, o vencedor geral opta pela participação em uma das competições, com o vice ocupando o outro posto.

IRONIA
De caráter informativo: a Copa Paulista 2016 terá menos de 30 times participantes e a continuidade em alguns jogos do projeto "Futebol Sustentável" (em que torcedores trocam duas garrafas PET por um ingresso). O interessante é o texto da FPF que cita a volta, em alguns confrontos, das rodadas duplas e preliminares, um "antigo desejo do torcedor paulista", conforme consta no texto. A Liga de Futebol Paulista, onde se encontra o Grêmio São-carlense, já realiza o procedimento, com êxito.

EM CAMPO
O São Carlos FC estreia na Copa Paulista neste sábado, 2, às 17h, contra a Matonense no Luisão. Na preparação, a Águia fez apenas um jogo-treino, no empate em 1 a 1 contra o Palmeirinha de Porto Ferreira - que disputa a quarta e última divisão estadual - em casa. Segundo relatos, o time da terra da porcelana teve duas chances claras de gol em que o árbitro assinalou impedimento erroneamente.

TOCHA
No dia 18 de julho, São Carlos recebe a tocha olímpica, o que não é novidade pra ninguém. O custo para atender as exigências impostas ficou em torno de R$ 15 mil, embora ainda sejam buscadas parcerias para desinchar o valor a ser desembolsado. Este colunista não consegue ver vantagem em trazer o evento para a cidade, com todo o respeito.

VALE A PENA COPIAR?
Em São José do Rio Preto, o Rio Preto EC teve a interessante ideia de marcar um amistoso entre diretoria e imprensa local no Estádio Anísio Haddad. Os profissionais da comunicação venceram por 4 a 0. Se a proposta fosse acatada pelo São Carlos FC, o compromisso poderia ser utilizado também como uma apresentação da diretoria, já que ninguém da imprensa conhece os diretores, todos eles provenientes de fora da cidade.

Leia Também

Últimas Notícias