sexta, 19 de abril de 2024
Esportes

Esporte em Discussão

30 Set 2016 - 09h06Por Gustavo Curvelo (colaborador)

REFLEXÃO

A semana no esporte são-carlense, dentro e fora das quadras e campos, não foi das mais inertes, mas deixemos isto para a próxima edição do Esporte em Discussão. Convém-nos, agora, debater um único tema tendo em vista os próximos quatro anos: as propostas dos candidatos às eleições municipais para a área do esporte.

SEM PERDER O FOCO
Obviamente, é impossível, por ora, analisar friamente as propostas dos candidatos a uma das 21 cadeiras da Câmara Municipal, isto é, discorrer sobre o programa daqueles que dizem lutar pelo esporte nos próximos quatro anos. Atentemo-nos então ao Executivo, onde seis candidatos lutam para chefiar o poder público da cidade entre 2017 e 2020 e, no caso do eleito, impõe-se inclusive à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

COMPLEMENTO
É bom lembrar que, há pouco tempo, o São Carlos Agora entrevistou os seis postulantes à cadeira do quinto andar do Paço Municipal e perguntou também sobre a decadência do esporte local, exemplificado, entre outros fatores, pelo corte da verba à secretaria responsável. Os dizeres dos candidatos, nestas entrevistas, serão levados em conta. A ordem escolhida para explicitar abaixo é a alfabética, pelo nome do postulante.

AIRTON GARCIA (PSB)
O representante do Partido Socialista Brasileiro tem a maior coligação desta eleição. Promete muitas melhorias, mas diz conhecer as pessoas para tornar os projetos realidade. Enfatiza que quer recuperar as praças esportivas, com reformas e conclusões das já iniciadas, e incentivar a prática na cidade. Nos bastidores, é forte o boato que, caso Garcia seja eleito, Edson Ferraz assumiria a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

DANTE PEIXOTO (PSOL)
O candidato do PSOL  cita a precariedade do esporte são-carlense em função do corte de verbas, prometendo recompor o orçamento e descentralizar os locais de prática de atividade física. Em outras palavras, quer aumentar a presença esportiva nos bairros, assim como diversificar as práticas em termos de modalidades. No país, é bom lembrar que apenas alguns esportes, majoritariamente coletivos, tem o apoio público em geral. Por outro lado, é preciso saber da população se existe o interesse pela diversificação. Afinal, é praxe a criança nascer 'jogando bola', e não praticando ginástica artística ou judô, principalmente nas camadas populares. Seria pela falta de opção?

LINEU NAVARRO (PT)
O nome da coligação encabeçada por Lineu Navarro, "Nosso Futuro de Volta", é sugestiva: o vereador é o candidato do partido dos ex-prefeitos Newton Lima e Oswaldo Barba, que ocuparam o Poder Executivo antes do governo atual. A ideia do parlamentar é reformar as praças esportivas para revelar atletas e retirar a juventude das ruas. A situação apresentada com relação ao Ginásio Milton Olaio Filho também é interessante: concluído por Newton Lima, "foi palco de importantes eventos esportivos, como futsal, vôlei, basquete e handebol. Esses eventos, além de movimentar a cidade, também incentivam os jovens a ingressarem no esporte", disse Lineu.

NETTO DONATO (PMDB)
O peemedebista tem propostas objetivas. Para ele, a reforma de localidades esportivas são necessárias, citando quais terão prioridades. Ressalta ainda a criação e fomentação de programas com assessoramento esportivo, ou seja, com profissionais da área supervisionando o trabalho. No entanto, é inusitado ler que o candidato luta para "criar um campeonato anual de Futebol Amador". Afinal, o que já faz atualmente a Liga Sãocarlense de Futebol? E, no caso das crianças, o evento não é promovido pela Secretaria de Esportes?

PAULO ALTOMANI (PSDB)
Por ser o representante da situação, Paulo Altomani (PSDB) tem conhecimento da área na prática. Buscando a reeleição, o candidato sofreu com o corte de verbas e, desta forma, extraiu do calendário eventos como o balonismo e a presença de alguns eventos de seleções nacionais na cidade. Reduziu o orçamento da secretaria de esporte e, em 45 meses de mandato, acumula cinco secretários na pasta. Ressalta que reformou praças esportivas e promete implantar novas escolas de esporte, se reeleito.

WALCINYR BRAGATTO (PV)
Bragatto sai dos clichês. Aderente ao consenso que as praças esportivas carecem de reformas, o candidato quer parcerias com associações pensando não apenas na prática quantitativa, mas com atividades para todas as idades. Chama a atenção em sua plataforma o fato de clamar por um trabalho conjunto com outras secretarias, mas, sobretudo, por lutar para promover a participação e prática esportiva por pessoas portadoras de necessidades especiais, com equipamentos adequados.

MAIS INFORMAÇÕES
Ficou interessado em conhecer melhor o plano de trabalho de cada candidato, envolvendo não apenas o esporte? Relembre as entrevistas especiais do São Carlos Agora promovidas há cerca de duas semanas clicando nos endereços abaixo:
Airton Garcia:https://goo.gl/hTFw54
Dante Peixoto: https://goo.gl/lkIvH3
Lineu Navarro:https://goo.gl/434Zbg
Netto Donato:https://goo.gl/lAhYPp
Paulo Altomani:https://goo.gl/LwJ5Qz
WalcinyrBragatto:https://goo.gl/JsZsVu

Leia Também

Últimas Notícias