quarta, 24 de abril de 2024
Esportes

Equipe UFSCar/PMSC é bicampeã paulista de Handebol em Cadeira de Rodas

21 Set 2012 - 11h27

No dia 16 de setembro, a equipe da UFSCar e da Prefeitura Municipal de São Carlos (PMSC) sagrou-se bicampeã no 4º Campeonato Paulista de Handebol em Cadeira de Rodas. A competição contou com a participação de quatro equipes provenientes dos municípios de Campinas, Sorocaba e São Carlos. O time da UFSCar/PMSC venceu três jogos contra as equipes Adeacamp F/Unicamp (2x0), ADDS/Sorocaba (2x0) e Adeacamp M/Unicamp (2x1).

A final contra a equipe Adeacamp M/Unicamp foi bastante disputada. São Carlos venceu o primeiro set por 1 a 0, mas perdeu o segundo set por 2 a 1. Durante o terceiro set São Carlos estava com dois pontos de desvantagem, mas, recuperou-se e empatou o jogo. Na prorrogação, o time sãocarlense inverteu o placar e finalizou o terceiro set por 3 a 2.

A equipe de São Carlos é constituída pelos atletas Claudemir Zeferino, Florisvaldo Tomaz da Conceição, Genesis de Oliveira Lobo, Gerônimo Legaro, Gilberto Donizete, Reginaldo Leme, Tarcísio Tozetti e Gismar Mendes. Os técnicos Flávio Pedrosa de Melo, aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da UFSCar, e Geisa Carla Silva Cunha, graduanda do curso de Educação Física da Universidade. Segundo Flávio e Geisa, a equipe UFSCar/PMSC mostrou coesão e amadurecimento desde os últimos campeonatos paulistas, onde foram conquistados os títulos de vice-campeã (2010 e 2011) e campeã (2009).

O resultado é fruto do trabalho desenvolvido no Projeto Atividades Físicas, Esportivas e de Lazer Adaptadas a pessoas com deficiências (PROAFA), sob coordenação de Mey de Abreu van Munster, professora do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH), com participação direta dos acadêmicos dos cursos de Graduação em Educação Física e do PPGEEs da UFSCar. Implantada em agosto de 2006, a iniciativa oferece um conjunto de atividades físicas voltadas ao atendimento de pessoas com diferentes tipos de necessidades especiais.

Mey salienta a importância do esporte adaptado para a reabilitação e ampliação dos círculos sociais dos jogadores. "A vivência do handebol em cadeira de rodas não apenas contribui para a reabilitação física dos indivíduos com sequelas de lesão medular, poliomelite e amputações, como também auxilia na manutenção das capacidades funcionais. Além disso, por se tratar de uma modalidade coletiva, é também uma oportunidade de convívio e reintegração social", explica.

A coordenadora aproveita para convidar possíveis atletas com deficiência a se juntarem à equipe e a sociedade sãocarlense em geral para conhecer um pouco mais sobre a modalidade. Informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8774 ou pelo e-mail mey@ufscar.br.

O 4º Campeonato Paulista de Handebol em Cadeira de Rodas foi promovido pelo DEFMH da UFSCar, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Carlos e o SESC São Carlos. Contou também com a parceria da Associação Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas, que ficou responsável pela classificação funcional dos atletas e pela arbitragem do evento.

Leia Também

Últimas Notícias