sábado, 20 de abril de 2024
Esportes

Equipe EESC-USP Baja SAE busca hegemonia em competições nacionais

17 Mar 2011 - 15h27
0 - 0 -

A tradicional competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS será realizada de 24 a 27 de março, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, São Paulo. Sessenta e sete equipes estão inscritas na 17ª edição da competição de engenharia que reunirá 1,2 mil estudantes, de 59 instituições de ensino superior, vindos de 14 estados brasileiros e do Distrito Federal.
 
A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP é representada pela Equipe EESC USP Baja SAE. Fundada em 1994, a equipe possui um histórico vencedor: maior número de títulos nacionais (seis) e regionais (onze), e recorde absoluto de pontuação em uma única edição de competição, 936,34 pontos de 1000 possíveis na 14ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS.
 
A equipe da USP São Carlos fez sua estréia na 1ª Competição SAE Brasil de Mini Baja, em 1995, e desde então participou de 45 competições organizadas pela SAE Brasil, SAE International e pelas seções regionais.  Conta hoje com cerca de vinte e cinco alunos regularmente matriculados nos cursos de Engenharias da EESC e se organiza como uma empresa. Este ano, a equipe busca a hegemonia absoluta em títulos nacionais conquistados.
 
Os interessados em assistir ao enduro de resistência, última e mais esperada prova da competição, que será realizado no domingo, dia 27, contarão com transporte. A inscrição pode ser feita no Laboratório de Projetos Baja/Fórmula, até o dia 21. É necessário informar nome, número USP, RG e CPF, e levar um 1 kg de alimento não perecível.
 
As equipes das três instituições que alcançarem as melhores pontuações na competição de Baja ganham o direito de representar o Brasil na Baja SAE Kansas, ainda este ano, nos Estados, onde participam mais de 90 times de diferentes países.
 
Baja SAE
 
O projeto Baja SAE foi criado em 1976 na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, sob a direção do Dr. John F. Stevens. É o primeiro e um dos programas de maior sucesso organizados para capacitação dos futuros engenheiros, que além de praticarem os conceitos teóricos adquiridos em sala de aula, são submetidas a experiências da vida real, como trabalho em equipe e atendimento de prazos.
 
A competição brasileira, realizada pela SAE BRASIL desde 1994, desafia os estudantes a projetarem e construírem seus Bajas para serem testados por especialistas da indústria da mobilidade. Na lista de provas estão avaliações de projeto, por meio de relatórios e apresentação, testes de tração, aceleração, velocidade máxima e o  enduro de resistência, que tem quatro horas de duração e é feito em pista de terra cheia de obstáculos e muito barro.

Leia Também

Últimas Notícias