quinta, 18 de abril de 2024
Promessa de grandes resultados

Equipe de atletismo de São Carlos volta às competições oficiais

ASA/Tapetes se desfiliou da Federação Paulista em 2016 por falta de recursos financeiros e retorna com time de qualidade

28 Abr 2021 - 06h43Por Marcos Escrivani
ASA/Tapetes retorna às atividades após cinco anos: equipe de atletismo tem o comando do ex-atleta Altair Maradona Pereira - Crédito: DivulgaçãoASA/Tapetes retorna às atividades após cinco anos: equipe de atletismo tem o comando do ex-atleta Altair Maradona Pereira - Crédito: Divulgação

Após cinco anos disputando torneios regionais, a Associação São-carlense de Atletismo (ASA), que tem o apoio da Tapetes São Carlos, retorna às competições oficiais. Nesta semana houve novamente a filiação junto a Federação Paulista. A informação foi passada pelo presidente da entidade, Altair Maradona Pereira, 47 anos, que também é técnico de atletismo e por 15 anos defendeu a cidade em competições por todo o país em provas de 100 metros rasos. Neste período chegou a conquistar o recorde brasileiro operário ao cravar 10s50.

Maradona irá trabalhar com os atletas ao lado de Paulo Cesar Paiutto, especialista em provas de meio-fundo e fundo e terá ao lado na direção da ASA/Tapetes, o apoio de Rodeney de Santi e José Renato Prado.

MOTIVADOS

Em entrevista ao São Carlos Agora, Maradona lembra que em 2016 atuava ao lado do experiente técnico José Carlos Jacques (que deixou as atividades em 2019). “Em 2016 o time saiu da Federação por falta de recursos e neste período perdemos muitos atletas. Nos anos seguintes, com uma equipe convencional e outra ACD (atletas com deficiência – a qual era técnico na época), disputamos os Jogos Regionais e Abertos do Interior. Com o time ACD conseguíamos ainda disputar o Circuito Caixa”, afirmou o técnico e presidente da ASA/Tapetes.

RECURSOS E APOIO MUNICIPAL

Em 2020 a expectativa era de que o atletismo retornasse. Mas a pandemia da Covid-19 atrapalhou. Porém a equipe foi se estruturando e com mais recursos e apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) conseguiu se filiar novamente e ter a chance de disputar provas federadas.

“Nossa meta é disputar o Troféu Brasil, o Campeonato Brasileiro e torneios estaduais. Mas somente competições oficiais. A expectativa é a melhor possível”, disse.

DESDE A BASE

Maradona explicou que a preocupação da ASA/Tapetes não é somente ter times de alto rendimento, mas trabalhar a base. Por isso a equipe terá polos trabalhando crianças no Jardim Santa Felícia, na Apae São Carlos e na ONG Sal da Terra.

“Paralelamente temos uma equipe convencional formada por 15 atletas, reforçada por universitários da Atlética USP e da UFSCar. Pretendemos formar um time qualificado para disputar os Jogos Regionais e Abertos do Interior também. Já o ACD conta com 16 atletas. Posso dizer que o grupo é forte e competitivo”, garantiu.

OLIMPÍADA?

Com a oficialização da ASA/Tapetes, a são-carlense Jéssica Roberti da Silva voltou a competir por sua cidade. Ela tem a quarta melhor marca do país nos 400 metros e por isso está pré-convocada para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que serão realizados em julho neste ano. Caso se confirme sua convocação, deverá integrar o revezamento brasileiro 4 x 400 metros.

Além dela, já estão confirmados no time Lucas Simões, Daniel Pelosi, Luma Guillen, entre outros.

“Com esse retorno vamos em busca de outros são-carlenses que deixaram o time ao longo desses cinco anos. Queremos poder ter a chance de fazer com que todos represente a cidade natal novamente, tenham chance de realizar bons treinos e recebam todo o apoio possível”, assegurou Maradona.

RETORNO CUIDADOSO

Maradona deixou claro que o atletismo são treinos individuais, mas em época de pandemia da Covid-19 todos os atletas obedecem rigoroso protocolo de segurança para evitar a propagação do SARS-CoV-2.

“As atividades são realizadas em grupos da pista de atletismo de Água Vermelha e em vias públicas (fundistas) onde não haja movimento. A ideia é treinar forte para preparar o time da melhor forma possível”, disse. “Estamos ansiosos pelo retorno das competições para competir por São Carlos. Conquistar expressivos resultados e fortalecer a base”, finalizou, salientando que a reestreia oficial da ASA/Tapetes deve ocorrer em um evento estadual previsto para junho. “Estamos apenas aguardando a confirmação da Federação”.

Leia Também

Últimas Notícias