sábado, 20 de abril de 2024
Esportes

Elson Longo e Adriano Ferreira se unem para projeto de excelência e intercâmbio

05 Abr 2016 - 06h10Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

O especialista em biomecânica Elson Longo e o ex-jogador profissional Adriano Ferreira vão juntar suas experiências profissionais para atuarem juntos em um projeto, buscando o desenvolvimento e evolução do tênis nacional, desde as categorias de base até o alto rendimento, envolvendo as cidades de São Carlos e Ribeirão Preto. O lançamento do projeto será durante o torneio Ribeirão Tennis Classic, na próxima semana.

Elson Longo, especialista em biomecânica, tutor da CBT e ITF, dirige o Centro de Formação e Rendimento, CFR, em São Carlos, onde treinam mais de dez jogadores ranqueados pela ATP. Nomes como Caio Zampieri, Fernando Romboli, Ricardo Hocevar e Nicolas Santos encabeçam a equipe de 30 jogadores que disputam regularmente torneios internacionais e profissionais.

Adriano Ferreira, ex-top 140, é proprietário da AF Sports, uma empresa sediada em Ribeirão Preto há mais de 10 anos, atuando nas áreas de inclusão social (Joga Tênis Ribeirão), trabalho de base (Escolinha Guga) e treinamento para competição (AFTT), além de outras vertentes como aulas sociais e promoção de eventos.

Adriano Ferreira e Elson Longo trazem muita bagagem de décadas a serviço do tênis brasileiro e agora, além disso, vão somar as estruturas de dois centros de treinamento num trabalho inédito no país. Em Ribeirão Preto a base do projeto será a Sociedade Hípica com seis quadras a disposição e que, inclusive, já são utilizadas pela equipe Adriano Ferreira. E em São Carlos, o local de treinos será o Centro de Formação e Rendimento.

O principal objetivo dessa união é aproveitar o conhecimento acumulado em muitos anos de circuito e colocar em prática uma ferramenta que, nas últimas três décadas, alavancou o tênis espanhol e argentino, que é o intercâmbio de informações.

Aproveitando a pequena distância entre as cidades de Ribeirão Preto e São Carlos, 105 km, os tenistas poderão participar de treinos tanto na Sociedade Hípica, como também no Centro de Formação e Rendimento. Intercalando os atletas e as equipes de treinadores para alcançar melhores resultados.

A célula de Ribeirão Preto comporta primordialmente ações de iniciação e introdução ao tênis, com os projetos sociais e escolinha GUGA; a especialização e introdução à competição na modalidade, praticada por adolescentes; encaminhamento a universidades americanas e torneios juniores de excelência, para jogadores que buscam o ciclo escolar.

A célula de São Carlos complementa esta trajetória esportiva, atuando na transição de jogadores para o profissionalismo e impulsionando jogadores profissionais consolidados às esferas superiores.

Esta abrangência do projeto gera um alcance ilimitado de ações de desenvolvimento. Os tenistas profissionais do CFR estarão interagindo com os jovens jogadores da AF SPORTS, em ações coordenadas, servindo de referência e incentivo a estes jogadores mais jovens e em formação. Em contra partida, a AF SPORTS, através de Adriano Ferreira, aplicará um plano de captação de recursos e organização de carreiras a estes jogadores profissionais.

O agenciamento destes jogadores, embalada pela ampla experiência de Adriano, será mais um importante impulso dado a estes tenistas. Segundo Elson Longo, esta fusão pode ser decisiva para as carreiras destes renomados jogadores. "A grande limitação que estamos enfrentando é a falta de recursos para nossos principais jogadores poderem seguir um calendário correto, a aproximação do Adriano ao grupo, buscando formas de patrocínio e apoio, tem grande potencial de solucionar dificuldades. Entendo que ele pode contribuir muito no gerenciamento e organização da carreira de cada um deles, sendo um agente esportivo, uma entidade que até agora o CFR não teve em sua estrutura. Somando nossas forças, numa entrega constante a estes jogadores, tenho certeza que podemos ir muito além", comentou Elson.

Todas as cadeias e ramificações do cenário competitivo nacional e internacional serão englobadas pelo projeto. Desde programas específicos de tênis para crianças carentes e que não necessariamente precisam alcançar um alto nível de competitividade; passando pelas franquias da Escola Guga Kuerten; chegando aos campeonatos de base da Federação Paulista; Confederação Brasileira de Tênis e torneios da ITF e ATP.

Durante as competições, dentro ou fora do Brasil, os tenistas serão sempre acompanhados por profissionais das equipes multidisciplinares das duas unidades de treinamento do projeto.

Leia Também

Últimas Notícias