quinta, 28 de março de 2024
Esportes

Decisão judicial autoriza inscrição de atletas com mais de 23 anos na Série B

06 Mar 2018 - 13h55Por Gustavo Curvelo (colaborador)
Assim como as demais equipes, Grêmio vem treinando com elenco sub23. Foto: Gustavo Curvelo/Divulgação - Assim como as demais equipes, Grêmio vem treinando com elenco sub23. Foto: Gustavo Curvelo/Divulgação -

Os últimos 30 dias de preparação antes da estreia no Campeonato Paulista da Série B, marcada para 7 de abril, começam com uma mudança radical para as 40 agremiações envolvidas no torneio, entre elas o Grêmio. Na noite desta segunda-feira, 5, uma decisão judicial derrubou o Artigo 21, que mencionava que "os clubes [somente] poderão utilizar atletas nascidos a partir de 1995", tornando ilimitada a idade para a prática da competição.

Em outras palavras, as equipes participantes poderão inscrever quantos jogadores quiserem com mais de 23 anos, desde que respeitado o limite máximo de 26 jogadores por time. Anteriormente, somente atletas Sub-23 estavam aptos à prática da Segunda Divisão do estadual paulista para a edição 2018.

A própria Federação Paulista de Futebol (FPF), em nota, confirmou que "Todo e qualquer atleta profissional de futebol vinculado ao clube, com capacidade de jogo, independentemente da idade ou ano de nascimento, poderá ser licitamente inscrito, sem que o atleta ou o clube possam sofrer qualquer sanção que os prejudique". No mesmo comunicado, a entidade também renomeia o torneio como Campeonato Paulista de Futebol Profissional - Segunda Divisão.

A notícia chega como uma surpresa para participantes como o Grêmio que se preparava com um elenco exclusivamente sub23 há quase um mês. Nos próximos dias, a diretoria deve se posicionar oficialmente sobre a aplicação do novo termo, bem como quanto às possíveis alterações internas.

O imbróglio envolvendo atletas acima dos 23 anos de idade não ocorre pela primeira vez na história recente do torneio. Nos últimos anos, o ingresso de três jogadores com idade superior era permitido por jogo, mas, em 2017, esta possibilidade foi cassada e os 29 clubes participantes, à época, precisaram-se adequar com urgência. Na ocasião, o Manthiqueira de Guaratinguetá acabou sendo campeão, com o EC São Bernardo também conquistando o acesso pelo vice-campeonato.

Leia Também

Últimas Notícias