quinta, 25 de abril de 2024
Esportes

De olho na Série B, Grêmio confirma seus dois primeiros jogos-treinos

16 Fev 2018 - 16h06Por Gustavo Curvelo (colaborador)
Atletas em observação pelo Lobão farão dois testes diante do Catanduva FC. Foto: Gustavo Curvelo/Divulgação - Atletas em observação pelo Lobão farão dois testes diante do Catanduva FC. Foto: Gustavo Curvelo/Divulgação -

O Grêmio iniciou sua preparação para o Campeonato Paulista da Série B. Após dez dias de treinamentos, os atletas que estão sendo avaliados pelo treinador Jonathas Mendes conheceram seu primeiro adversário em jogo-treino. Trata-se do Catanduva, equipe igualmente recém-filiada à Federação Paulista de Futebol (FPF), que enfrentará o Lobão em dois jogos nas próximas semanas.

A primeira partida acontece sexta-feira, 23, em São Carlos. Com entrada aberta ao público, o Grêmio recebe a agremiação catanduvense às 9h30 no clube de campo da Tecumseh. Depois, no final de março - com data, hora e local a definir -, é a vez da representação são-carlense viajar a Catanduva para a 'partida da volta'.

Para o gerente de futebol do Grêmio, Faé Simone, os dois testes são de fundamental importância para a preparação de ambas as equipes para a Série B, que em 2018 terá a participação de 40 clubes.

"Chegou o momento de tomarmos importantes decisões e esta de agendar partidas amistosas é uma daquelas que são essenciais. Acredito que começamos bem, pois, por mais que ainda possamos estar em início de trabalho, teremos um bom desafio contra um adversário da mesma divisão, em jogos de ida e volta, o que será uma boa oportunidade para a comissão técnica avaliar como estão os atletas que hoje estão conosco e o desempenho da equipe em casa e como visitante", avalia Faé.

Pelo lado do Catanduva, uma linha de pensamento similar é seguida pelo homólogo Kiko Vieira. Com um elenco experiente, o diretor de futebol, em conjunto à comissão técnica, terá em São Carlos o primeiro teste para que o treinador Nei Junior possa observar os atletas diante de um oponente em situação de relativa igualdade.

"Desde que nos filiamos à Federação Paulista de Futebol, procuramos estreitar o relacionamento com alguns clubes e vimos no Grêmio uma boa opção para o primeiro jogo-treino. A distância entre as cidades não é muito grande [150 km, aproximadamente], a diretoria local recebeu bem as nossas intensões e os jogos são viáveis para todos os envolvidos, pois coloca em lados opostos dois clubes da mesma divisão"

"No nosso caso, atualmente temos cerca de 20 atletas e a grande maioria conta com uma boa rodagem em campo, com participações na própria Série B ou no futebol da elite de outros Estados. Contra o Grêmio, queremos colocar isto à prova e tirar algumas conclusões", disse Vieira.

Na Série B, o Grêmio está no Grupo 3 e enfrenta Francana, Brasilis, Comercial, XV de Jaú, Independente, Jaguariúna e Itapirense na primeira fase, em turno e returno.

Nos mesmos moldes, só que pelo Grupo 2, o Catanduva defronta América de São José do Rio Preto, Internacional de Bebedouro, Bandeirante, Taquaritinga, Fernandópolis, Grêmio Catanduvense e José Bonifácio no estágio inaugural da competição. Os três melhores pontuadores por chave, além do melhor quarto colocado entre os cinco grupos, seguem na luta pelo acesso.

Leia Também

Últimas Notícias